quinta-feira, 27 de maio de 2010

Livro 'Seu príncipe pode ser uma Cinderela' lança a homofobia 'soft'

por Ronald Villardo

livre cuidado É MUITO triste ver publicado um livro tão preconceituoso quanto "Cuidado! Seu príncipe pode ser uma Cinderela", das jornalistas Ticiana Azevedo e Consuelo Dieguez. Com a intenção de ser um bem humorado guia para identificar gays no armário, "Cuidado!...", na verdade, traz as mais bizarras afirmações sobre o comportamento masculino, que não apenas limitam a perspectiva da sociedade diante de uma parcela da população como também são ofensivas a heterossexuais que porventura não se encaixem no protótipo de machão descrito como o supostamente esperado pelas mulheres. Depois da alegada 'heterofobia' no polêmico caso "Marcelo Dourado & o BBB" - 'heterofobia' não existe por conta do simples fato de os héteros não serem vítimas de preconceito na sociedade, nem impedidos de casar, adotar, demonstrar carinho em público, entre outros 'detalhes' - o livro que chega às prateleiras parece criar um novo gênero: a homofobia 'soft'.

ENTRE AS dicas "infalíveis" em "Cuidado!..." estão pérolas como "homem hétero não conhece designers de moda". Como exemplo, as autoras mencionam uma cena de "Legalmente loura" em que a personagem principal desmascara um gay no tribunal porque o cara sabia que o sapato da moça era Prada. A piada no filme é muito divertida e brinca com um estereótipo, como o da "loura burra", que até titula a produção. Em um livro de não-ficção, ainda que à guisa de mero entretenimento, a "piada" pode ganhar status de verdade, mesmo que esta não tenha sido a intenção do autor. É aí que a coisa muda de figura.

ESTE É apenas um exemplo dentre os muitos que denotam a visão de fato entristecedora espalhada nas páginas do livro, o que certamente subsidiará aqueles que nutrem real preconceito contra homossexuais com um farto material para observações inapropriadas, levadas bem mais a sério do que se imagina. E quando isso acontecer, o livro terá mostrado seu real valor: um desserviço à uma luta tão difícil quanto a conquista de um espaço digno na sociedade para os homossexuais em geral. A falta de sensibilidade das jornalistas autoras, de currículos tão respeitáveis, ao deixar de perceber que a tal piada poderia sair pela culatra abre a brecha para diversas interpretações a respeito das reais intenções de se publicar tal livro. Seria uma lealdade à Sofia, a consultora das autoras para a "análise" dos casos de gays no armário só porque o namorado dela a trocou por outro homem? Sofia deve ser uma moça muito, muito triste.

ALGUMAS DAS pérolas de "Cuidado!..."

"Suspeite do homem que repara na marca do sapato". (Vendedor de loja se encaixa?)

"Na academia, desconfie dos fortões, aqueles tipos exageradamente sarados, com tatuagens". (Tipo... os Gracie?)

"Desconfie dos que passam máquina nos pelos" (Como 99% dos jovens rapazes, atualmente?)

"Ele odeia sexo oral nela?" (Sendo assim, as meninas que odeiam fazer sexo oral nele devem ser... lésbicas!!)

"Ele não suporta "bagunça" - tradução: sinais de sua presença" (A típica interpretação feminina autocentrada. Fui preconceituoso? Perdão.) 

"Bissexual ou mentiroso?". (Sem comentários)

NEM VAMOS entrar na questão do uso da palavra "homossexualismo" em vez de "homossexualidade" ao longo de todo o livro, e dos outros impropérios que o leitor não atento não terá dificuldade em localizar. É realmente uma pena que uma piada tão adequada para uma conversa de bar ou um email-corrente na internet custe tão caro quando transportada para o formato sagrado dos livros.

SALVAM-SE as sensacionais charges de Bruno Drummond, estas sim estampam piadas no tom certo de ironia, o que nos motiva a recomendar "Cuidado!...": Para uma rápida folheada na livraria. E só.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...