segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cuba: Marcha contra homofobia movimenta ruas de Havana

Combate à discriminação motiva passeata gay em Cuba

Desfile reuniu centenas de ativistas em Havana Cuba assistiu neste sábado, 15, à marcha contra homofobia que tomou conta das ruas de Havana com a presença de ativistas LGBT e de Mariela Castro, filha do presidente Raul Castro. Realizado no bairro do Vedado, o desfile foi um dos eventos realizados em comemoração ao Dia Internacional Contra Homofobia, celebrado nesta segunda, 17.

O preconceito e discriminação contra homossexuais foi tema de uma série de debates realizados em Havana durante toda a última semana, segundo a Associated Press. Líder do Centro de Nacional de Educação Sexual, Mariela Castro, sobrinha do ex-ditador Fidel, disse que a ilha de Cuba já realizou alguns avanços no que se refere à causa LGBT, mas reconheceu que é preciso mais.

Homossexuais cubanos foram vítimas de perseguições institucionalizadas desde a revolução, nos anos 1960. Muitos foram presos e enviados para campos de trabalhos forçados.

O centro liderado por Mariela Castro é uma das principais frentes de batalha pelos direitos gays e que ganhou força nos anos 1980 pedindo o respeito à comunidade LGBT. Uma das provas disso é a recente decisão de Cuba de incluir operações de readequação sexual no sistema público de saúde. Outra decisão pró-gays foi a descriminalização da união entre pessoas do mesmo sexo. Ainda assim, moradores da ilha frequentemente relatam casos de abusos cometidos por policiais contra os homossexuais.

fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...