sábado, 30 de janeiro de 2010

Britânicos estão mais tolerantes com os homossexuais

Maioria considera normal a homossexualidade

bandeira da Inglaterra Uma pesquisa financiada pelo governo britânico apontou que as pessoas se tornaram mais tolerantescom a homossexualidade nos últimos 30 anos.

A pesquisa entitulada Comportamento Social Britânico entrevistou 4.486 adultos em 2008, que foram questionados sobre diversos aspectos sociais.

Pesquisa compara o resultado com o de 30 anos atrás

De acordo com os resultados, 36% dos entrevistados pensam que sempre ou na maioria dos casos ahomossexualidade é algo errado.

A mesma pesquisa, quando realizada em 1983, apontava que 62% tinham essa opinião.

Do outro lado há os entrevistados que nuncaconsideraram a homossexualidade algo errado, representando 39% dos entrevistados.

O homossexual Michael Cashman, membro do Parlamento Europeu e antigo ator do seriado “EastEnders”, conversou com a BBC sobre o assunto, elogiando as atitudes dos políticos em mudarem as leis favorecendo os homossexuais mas ressaltou a importância de não se acomodar.

“Ainda existe muita intolerância. Um exemplo é a votação realizada no Parlamento Britânico contra a igualdade de direitos.”

Cashman elogiou o movimento Stonewall e o ativista de direitos humanos Peter Tatchell na luta pela visibilidade e inclusão dos homossexuais, mas lembrou que as conquistas não vieram de graça: “Mesmo 12 anos atrás ser gay ainda era ilegal. Você só podia transar com outros homossexuais em locais escondidos.”

A homofobia presente nos jornais foi apontada pelo ator como um dos fatores que mais contribuiram para o comportamento preconceituoso da sociedade. O ex-editor do tablóide The Sun, Kelvin MacKenzie, comentou o assunto.

“Na minha época a homossexualidade das celebridades era um furo de reportagem. Hoje em dia o oposto é verdadeiro. Se alguem é gay, não chega nem a ser pauta de matérias,” revelou MacKenzie que esteve no comando do The Sun de 1981 a 1994.

fonte: dolado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...