terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cidade do México legaliza união civil gay

Foi uma segunda-feira histórica na Cidade do México. A Câmara de Vereadores aprovou, por 39 votos a favor e 20 contra, projeto de lei que legaliza a união entre pessoas do mesmo sexo e ainda dá aos homossexuais outros direitos iguais aos heterossexuais inclusive o direito de adoção.

Com a decisão, a Cidade do México tornou-se a primeira da América Latina a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. Cinco anos atrás, uma proposta idêntica tinha sido apreciada pela Câmara, mas nunca obtinha o número de votos necessários para ser aprovada.

A nova lei recebeu críticas severas da Igreja Católica no México e de grupos conservadores.

"Nós estamos tão felizes" festejou o estudante de cinema Temistocles Villanueva, 23 anos. Ele beijou o namorado na boca na frente da Câmara municipal quando a vitória foi anunciada.

Um total de 7 países reconhecem a união e o casamento gay: Canadá, Espanha, África do Sul, Suécia, Noruega, Holanda e Bélgica.

Integrantes do partido de esquerda também comemoraram a vitória. "Durante séculos leis injustas impediram o casamento entre negros e brancos, entre índios e europeus. Hoje, todas as barreiras desapareceram" disse o vereador Victor Romo.

fonte: Toda Forma de Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...