sexta-feira, 6 de novembro de 2009

"A Bíblia sem preconceitos": pastores gays se casam no Rio de Janeiro

o casal oficializa união no próximo dia 20 No próximo sábado (20/11), os pastores Marcos Gladstone, 33, e Fábio Inácio, 30, que já foi pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, se casarão no Rio de Janeiro.

Os noivos são fundadores da Igreja Cristã Contemporânea, uma denominação evangélica que abraça a comunidade LGBT. Segundo os noivos, "a Igreja Cristã Contemporânea nasceu e cresceu por sobre o amor de dois homossexuais, por isso é a igreja que ama realmente a todos sem preconceitos."

Em virtude da união entre pessoas do mesmo sexo ainda não ser reconhecida legalmente no Brasil, os noivos assinarão um contrato de união homoafetiva durante a cerimônia. A cerimônia para 300 convidados ocorrerá em uma sofisticada casa de eventos no Alto da Boa Vista, e será oficializada por um dos pastores da própria Igreja.

Fundada há 3 anos, a Igreja Cristã Contemporânea tem hoje mais de 500 membros. Atualmente a sede da igreja, no centro do Rio, ocupa nos cultos dominicais noturnos um grande teatro na Cinelândia.

O pastor Marcos Gladstone é autor do livro "A Bíblia sem preconceitos", onde faz uma releitura dos textos utilizados para condenação dos homossexuais, mostrando inclusive erros nas traduções de algumas passagens da Bíblia.

fonte: A Capa

23 comentários:

  1. è temos visto que muitos estão de viagem marcada para o inferno nem se deram conta que o diabo entrou em suas vidas e esta fazendo o que quer!!!
    Se fossem pastores mesmo eles estariam pregando que o homosexualismo e pecado pois em apocalipse diz: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos ABOMINAVEIS e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Queridos cuidado oque vocês estão fazendo!!! que Deus possa ter misericórdia de vcs!!!!!

    ResponderExcluir
  2. assim como possa ter de vc tb....aos fornicadores....atire a primeira pedra....vc sabe q nao existe pecadinho nem pecadao....entao filinho....nao julgues

    ResponderExcluir
  3. Realmente está escrito "estamos nos finais dos tempos". Não existe uma passagem se quer na biblia que é afavor de homosexualismo.
    O homem é para mulher e a mulher para o homem onde nasce, casam,gera frutos é assim que Deus criou e é assim que vede ser.

    ResponderExcluir
  4. Estmos na era da Babilonia ou Sodoma e Gomora.

    ResponderExcluir
  5. O homem é para a mulher e a mulher para o homem! Assim como na Bíblia não encontramos relatos contra homossexuais, também não encontramos a favor, pois onde está escrito o homem para o homem. Se for pensar assim me casarei com um ursinho de pelucia (NÃO os comparando a objetos mortos) só porque a Bíblia não diz nada a respeito.
    Se Deus deu a o homem uma semente foi para germinar, e se essa semente não pode germinar a culpa não é de Desu, mas a algo de errado no homem. O homem tem uma semente que precisa ser plantada na terra certa.
    Não pretendo julgar ninguem, porque também sou falha. Mas reflitam ... Deus daria algo a alguém para servir de enfeite, ou algo perfeitamente criado para ser mudado em cirurgias?
    Se isso é fruto de oração e paz de coração, o resultado virá futuramente, mesmo que já vejamos muito agora!

    ResponderExcluir
  6. > Jesus nos chama como estamos, pois, Ele não faz acepção de pessoas, mas concerteza Sua Presença faz alguma diferença e não nos deixa igual, se não, que valor teria? Podemos dizer:
    Amor, Paz, Prosperidade... Sempre queremos mais de Deus mas nunca damos mais de nós a Deus (acepção de muitas pessoas nesta comparação), será que Deus existe somente para dar e o homem para receber?
    Que custa não fazer escandalo a Seu Nome ou não levantar comentários abomináveis só por Amor a Ele, se a vida de quem se entrega a Ele é para agradá-Lo? Um sentimento fizíco, por acaso, passaria desse Amor a ponto de não poder suportá-lo ou controlá-lo (o sentimento)? Paulo diz que o que procede da carne se inclina para o pecado, então evitemos a carne ou coisas dessa prossecencia.
    > Em Gênesis encontramos homem e mulher, em Exodo encontramos homem e mulher, em Deuteronomio encontramos homem e mulher, em Levítico encontramos homem e mulher, em Mateus 19:4 encontramos macho e famea, etc. Nunca homem e homem em relação a contituição de família. E pra que mais o casamento senão para contituição de família. Me apoiando no comentário a cima, uma semente que não germina tem espaço a ser comentada em Mateus 13, na parabola do semeador. Se estamos pesando em casamento fizico (também espiritual, mas pensando no fizico) a semente também tem que ser fizica, se não só me caso espiritualmente (o que ainda não ouvi falar).
    Bom sou pecador e quem diz que não tem pecado é mentiroso (I João 1:10), mas Romanos 12:2 diz sede transformados pela renovação da vossa mente, e Levitico 19:2, 20:7 diz sede santos porque Eu O vosso Senhor Sou Santo.

    ResponderExcluir
  7. 2ªTs.2:7 e 11,12, declara que o mistério da injustiça opera, levando os homens a crerem na mentira, e Rm 1: 18-28, declara que há uma manifestação de ira vinda de Deus, pela impiedade e injustiça dos homens, os quais são entregues às concupciências e imundicias de seus cõrações, para desonrarem seus corpos(v.24).Foram entregues as paixões INFAMES, mudandoo uso natural, contrariando à natureza(v.26). V.27 diz que os homens deixam o uso natural da mulher (relacionamento conjugal, sexo)relacionando-se entre si (homem com homem, mulher com mulher)relações estas que a Bíblia chama de IMUNDICIA, PAIXÕES INFAMES, TORPEZA.
    v. 28, diz, que mesmo sabendo disso, que tais prática´s são contrárias a vontade de Deus, não se importaram com isso. Então, Deus os entrega ao sentimento de perversão e impurezas (operação do erro), para serem julgados e condenados de acordo com o que praticaram. Duas cidades foram destruídas por causa deste pecado, Sodoma e Gomorra. Pense. Está escrito: "De Deus ninguém zomba; aquilo que o homem semear é isso que colherá" Gl.6:7.

    ResponderExcluir
  8. 2ªTs.2:7 e 11,12, declara que o mistério da injustiça opera, levando os homens a crerem na mentira, e Rm 1: 18-28, declara que há uma manifestação de ira vinda de Deus, pela impiedade e injustiça dos homens, os quais são entregues às concupciências e imundicias de seus cõrações, para desonrarem seus corpos(v.24).Foram entregues as paixões INFAMES, mudandoo uso natural, contrariando à natureza(v.26). V.27 diz que os homens deixam o uso natural da mulher (relacionamento conjugal, sexo)relacionando-se entre si (homem com homem, mulher com mulher)relações estas que a Bíblia chama de IMUNDICIA, PAIXÕES INFAMES, TORPEZA.
    v. 28, diz, que mesmo sabendo disso, que tais prática´s são contrárias a vontade de Deus, não se importaram com isso. Então, Deus os entrega ao sentimento de perversão e impurezas (operação do erro), para serem julgados e condenados de acordo com o que praticaram. Duas cidades foram destruídas por causa deste pecado, Sodoma e Gomorra. Pense. Está escrito: "De Deus ninguém zomba; aquilo que o homem semear é isso que colherá" Gl.6:7.

    ResponderExcluir
  9. Deus os entregou aos seus proprios deleitos.
    PORQUE DO CÉU SE MANIFESTA A IRA DE DEUS SOBRE TODA IMPIEDADE E INJUSTIÇA DOS HOMENS QUE DETEM A VERDADE EM INJUSTIÇA;
    PORQUANTO O QUE DE DEUS SE PODE CONHECER NELES MANIFESTOU.
    PORQUE AS SUAS COISAS INVISIVEIS, DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, TANTO O SEU ETERNO PODER COMO A SUA DIVINDADE, SE ENTENDEM E CLARAMENTE SE VÊEM PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS, PARA QUE ELES FIQUEM INESCUSÁVEIS;
    PORQUANTO, TENDO CONHECIDO A DEUS, NÃO O GLORIFICARAM COMO DEUS, NEM LHE DERAM GRAÇAS; ANTES, EM SEUS DISCURSOS SE DESVANECEIRAM, E O SEU CORAÇÃO INSENSATO SE OBSCURECEU.
    DIZENDO-SE SÁBIOS, TORNARAM-SE LOUCOS.
    E MUDARAM A GLORIA DO DEUS INCORRUPTIVEL EM SEMELHANÇA DA IMAGEM DE HOMENS CORRUPTIVEL, E AVES, E DE QUADRUPEDES, E DE RÉPTEIS.
    PELO QUE TAMBEM DEUS OS ENTREGOU ÀS CONCUPISCÊNCIAS DO SEU CORAÇÃO, À IMUDICIA, PARA DESONRAREM O SEU CORPO ENTRE SI;
    POIS MUDARAM A VERDADE DE DEUS EM MENTIRA E HONRARAM E SERVIRAM MAIS A CRIATURA DO QUE O CRIADOR, QUE É BENDITO ETERNAMENTE. AMEM!
    PELO QUE DEUS OS ABANDONOU ÀS PAIXÕES INFAMES. PORQUE ATÉ AS SUAS MULHERES MUDARAM O USO NATURAL, NO CONTRARIO À NATUREZA.
    E, SEMELHANTEMENTE, TAMBÉM OS VARÕES, (HOMENS), DEIXANDO O USO NATURAL DA MULHER, SE INFLAMARAM EM SUA SENSUALIDADE UNS PARA COM OS OUTROS, VARÃO COM VARÃO ,( ISTO É HOMEM COM HOMEM), COMETENDO EM SI MESMO A RECOMPENSA QUE CONVINHA AO SEU ERRO.
    E, COMO ELES SE NÃO IMPORTARAM DE TER CONHECIMENTE DE DEUS, ASSIM DEUS OS ENTREGOU A UM SENTIMENTO PERVERSO, PARA FAZEREM COISAS QUE NÃO CONVEM;
    ESTANDO CHEIOS DE TODA INIQUIDADE, PROSTITUIÇÇAO, MALICIA, AVAREZA, MALDADE; CHEIOS DE INVEJA, HOMICIDIO, CONTENDA, ENGANO, MALIGNIDADE; ...ROPMANOS. CAP.1.VERS.18-32.

    ResponderExcluir
  10. lamentavel, como o diabo tem iludido pessoas em todo o mundo, não tou julgando ninguêm, a biblia está, pastores, ta bom!!!!, pra mim não passa de 2 hipocritas!!!!

    ResponderExcluir
  11. Final dos tempos...por muito menos que isso, Deus destruiu sodoma e gomorra. Esses dois indivíduos são dois charlatões (não pastores) onde eles querem chegar com tamanho pecado além de tudo, anda, induzindo o povo à perdição. Deus os julgará...é questão de tempo.

    ResponderExcluir
  12. se essa relaçao é tão natural assim porque então Deus também não deu o poder de voces homens procriarem e darem continuidade a raça humana dando a condição de gerar um filho como prova de amor de uma relação a dois. voces serão os exterminadores do futuro a desgraça das vidas alheias que ao invés de pregar a união entre familiares pregam o egoismo dos seus egos sobrepondo a seus pontos de vistas homossexuais. É o final dos tempos chegando para acabar com suas idéias loucas e permissivas.

    ResponderExcluir
  13. vcs dois são uma vergonha para nós evangelicos. que Deus tenha misericordia de suas vidas.e de todas as pessoas que seguem a vcs
    pois a palavra de Deus diz conhecereis a verdade e a verdade vós libertara.
    mais sei que no fundo, vcs sabem que estam errados.e vão se prestar contas a Deus.

    ResponderExcluir
  14. TODA ESSA FURIA CONTRA OS QUE SE AMAM VERDADEIRAMENTE É UM ATO CONTRA O SENHOR JESUS, POIS ELE DEIXOU CLARO QUE O QUE MAIS IMPORTA NESSA VIDA É O AMOR. POR ISSO IRMÃOS PAREM DE PROCLAMAR O QUE É OU O QUE NÃO É PECADO E VAMOS PROCLAMAR O AMOR.

    ResponderExcluir
  15. que amor é esse? a palavra do Senhor é bem clara com relação ao homossexualismo. POR FAVOR isso é abominável. O Senhor não discrimina a ninguem ele somente ABOMINA O PECA DEUS ABOMINA ISSO. CEGOS, HIPÓCRITAS.
    é simplismente lamentável que tantas almas tenham sido tragadas por uma estratérgia tao maligna. A CASO ABANDONAMOS O CAMINHO ESTREITO? Aqueles que ainda tem duvidas por favor leiam o livro de levítico depois disso ninguém precisará mais dizer nada. E AOS DEFENSORES DESTA OBRA ABOMINÁVEL não tentem mudar aquilo que o Senhor fez, ele é imutável e sua palavra nao há de passar.

    ResponderExcluir
  16. Ficou inpresionado como as crentes julgam os outros, e ainda sao anonimos mais DEUS sabe que esta julgando e a palavra diz que da maneira que eu julgar serei juldago nao jugo. imagina vcs serem jugados por DEUS sem abominaveis como vcs ve seu semenhates

    ResponderExcluir
  17. A Bíblia traz as boas novas!
    "Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.". (Romanos 14:14)
    Fazendo estas observações, não queremos diminuir a Bíblia ou negar sua autoridade, inspiração e importância para a vida Cristã. Muito pelo contrário, amar a palavra de Deus é esforçar-se para entendê-la e não apenas aceitar o que é gritado nos púlpitos e nos televisores. O movimento Jesus Freak afirma que a Bíblia tem muito a dizer mas nós devemos estar prontos para superar nossos preconceitos e ouví-la. Não permita que existam intermediários entre você e Jesus Cristo.
    Seres humanos são capazes de erros ao construir doutrinas que não são verdadeiramente compatíveis nem com a Bíblia nem com o amor de Deus. Será que um cristão pode sinceramente acreditar que Cristo, a personificação do amor, que viveu o amor acima de tudo, que deu sua vida para que vivamos em abundância, que reconhecia a necessidade humana de amor exigiria que legiões de homossexuais vivessem uma vida de culpa ou celibato, negando a natureza que lhes foi posta em seus próprios corpos pelo Deus Pai? Talvez o Cristo carrancudo que eles pregam, mas não o Cristo que está na Bíblia.
    Jesus morreu por nossos pecados não por nossa sexualidade. Jesus nos liberou para viver uma nova vida de amor em Deus. Nem o amor hetero, nem o amor homo são pecaminosos. Sexo apenas se torna corrompido quando abusamos de outras pessoas, como no caso dos sodomitas, ou quando abandonamos o modo de amar para o qual Deus nos destinou. Cristo morreu pelos pecados de todos, héteros e homos. Gays e lésbicas podem livremente abraçar a fé salvadora em Jesus Cristo sem tentar negar o amor que existe em seus corações e sem tentar fingir que são outras pessoas.

    ResponderExcluir
  18. seria “efebos”, “efeminados”, "catamitas", “meninos prostituídos”, "adulteros". O fato de tanto em Corintius como em Timóteo as duas palavras fazerem parte de uma lista, não permite a qualquer tradutor bem intencionado extrapole seu significado para satisfazer seus credos pessoais.
    Não é interessante diante de tantas notícias tristes envolvendo escândalos sexuais de sacerdotes, como alguns padres e pastores fervorosos condenam gays e lésbicas com tanta veemência usando estes versículos, esquecendo que eles também podem significar "pedófilos" e "abusadores de crianças"?
    Romanos 1:26-27 é o terceiro trecho usado por estes sacerdotes: "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro."
    Essa passagem realmente condena pessoas que são "naturalmente" ou "intrinsicamente" homossexual? Quando Paulo escreveu este texto, vivia ele numa época de grande licenciosidade sexual - tempo de Calígula, Nero e de Satiricon -, por isso de fato ele condenou os excessos e abusos sexuais dos povos vizinhos, mas nunca o amor inocente e recíproco. Também, este texto, não é uma alusão ao fato de que as pessoas não deveriam adulterar o comportamento sexual que lhes é natural? Assim como aplicamos muitas passagens referentes aos homens para as mulheres, segundo o principio mutatis mutantis do amor de Deus, não deveríamos também concluir que se ele diz especificamente que heterossexuais não deveriam se tornar homossexuais então que gays e lésbicas não deveriam também forçarem-se a heterossexualidade?
    Esse é o real sentido da palavra 'perversão'. Ao forçar-se a ser o que não é, você cria uma versão inferior de si mesmo. Hoje sabemos que a homossexualidade possui sólidas bases genéticas. Uma pessoa que tenha uma constituição física que inexoravelmente dirija a relações homo afetivas está na verdade glorificando Deus ao dar expressão a este amor no lugar de escondê-lo ou tentar mudá-lo, afinal foi Deus que a fez assim. Como disse Jesus em Marcos 4:21 “‘Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe alto num candeeiro?” - Marcos 4:21

    ResponderExcluir
  19. deve ser descartada como um objeto de controle, e não de divulgação da Aliança Divina.
    Mesmo se tomarmos a Bíblia de forma geral, não existem condenações ao ato de amor entre pessoas do mesmo sexo, muito pelo contrário. No livro II Samuel 1:26 lemos sobre a relação entre David e Jônatas: "Tua amizade me era mais maravilhosa do que o amor das mulheres. Tu me eras deliciosamente querido!" (II Samuel, 1:26). O que poderíamos dizer sobre David e seu "amor que não ousava dizer o nome". O Eclesiastes também nos ensina que: "É melhor viverem dois homens juntos do que separados. Se os dois dormirem juntos na mesma cama se aquecerão melhor" (4:11).
    A Lei do Amor
    Qual é a mensagem fundamental da Bíblia e do Evangelho de Jesus? Como cristãos acreditamos que os textos hebraicos são revelações divinamente inspiradas para seu povo escolhido além de um estudo relevante sobre a história do povo judeu. Acima de tudo é a primeira parte de uma história que culmina na redenção. Adicionalmente, como cristãos, nossa lei vem de Cristo e a lei das leis é o Amor. O cumprimento perfeito de tudo o que Deus quer é cumprido seguindo o mandamento duplo: "Amar a Deus e amar ao próximo."

    Nem Jesus, nem Paulo, nem nenhum dos quatro evangelistas, nem nada no novo testamento é freado pelo culto ou regras da lei mosaica. Paulo claramente ensina que os cristãos não estão sujeitos às antigas leis. (Galatas 3:23-25), que a antiga aliança foi completamente cumprida em seu propósito em Cristo (Romanos 10:4) e que foi comprida e sobrepujada pelo amor (Romanos 13:8-10, Galatas 5:14). Jesus falava sobre sexualidade de uma maneira aberta e sincera até para os padrões de hoje. Ele afirmava as vantagens do casamento, mas também declarou que o casamento não é para todos. (Mateus 19:3-12). Além disso a Bíblia não contém uma só palavra dita por Jesus condenando a homossexualidade.
    Parece grego para mim
    No novo testamento existem três trechos usados como condenação a relações homossexuais, mas veremos o quanto de má fé estas interpretações carregam. Hoje existem muitas traduções da Bíblia para o português, o que permite mesmo ao estudioso que não sabe grego compreender como uma mesma palavra pode ganhar vários significados, na maioria das vezes pendendo fortemente para os preconceitos do tradutor. As três palavras gregas usadas pelos ativistas homofóbicos para condenar os gays saíram da boca de Paulo de Tarso. A Saber; malakos, pornoi e arsenokoitai. Estas palavras usadas em Corintius 6:9 e Timótio 1:10, traduzidas literalmente significam: efeminado (malakoi) e abusadores (arsenokotai.).
    Nenhuma das duas palavras tinha o sentido de 'homossexual' na época em que o Novo Testamento estava sendo escrito. Ao contrário, já existiam várias palavras gregas para representar especificamente as atividades homossexuais, mas Paulo não usou nenhuma delas. Entre outras as traduções possíveis de arsenokoitai temos: "abusadores", "estupradores", "molestadores de crianças", "pedófilos", "pervertidos", "devassos", "sodomitas". Para pornoi temos: "imorais"; e para malokoi outras traduções possíveis

    ResponderExcluir
  20. A Lei de Moisés
    Há ainda outro trecho das escrituras hebraicas usadas para condenar o estilo de vida homossexual. Ele está no livro de Levítico 18:22 e 20:13. "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" e "Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.". Neste caso devemos novamente ser muito atentos ao contexto no qual este livro se apresenta.
    O Levítico é antes de tudo um livro de Leis e Rituais sacerdotais, isto, obviamente não significa que as leis lá descritas devem ser seguidas apenas por sacerdotes, mas já mostra que eram leis feitas para proteger o povo de Israel, o povo escolhido. Protegê-los de que? No livro do Gênesis e no do Êxodo, o Senhor constantemente adverte o povo escolhido sobre adotar práticas religiosas relativas a outras crenças que não o judaísmo, o pedido de Moisés para que o Faraó liberasse o povo para cultuar a Deus como era o seu costume, o episódio do Bezerro de ouro, e mesmo Raquel furtando os ídolos de Labão são exemplos disso. Deus adverte repetidas vezes o erro que seria adotar outras práticas ou adorar a outros deuses.
    No antigo Oriente, a homossexualidade era algo comum. Entre os Hititas, povo vizinho e inimigo de Israel, havia mesmo uma lei autorizando o casamento entre homens. Dentre esses povos era muito comum também a prática de rituais homoeróticos. Fica claro assim a ligação entre esta condenação e essas práticas rituais idólatras. O objetivo era afastar a ameaça daquelas práticas e não a homo afetividade. A prova clara disso é que estes versículos condenam apenas a homossexualidade masculina. Seria permitido então que mulheres se deitassem juntas, mas não homens? Teria Deus se esquecido das lésbicas ou para Ele a homossexualidade feminina não era pecado? Se isto não é suficiente basta levarmos em conta, ainda, que de todas as leis contidas no Pentateuco apenas duas vezes surge a referência ao comportamento homossexual, e mesmo assim apenas ao masculino.
    Ademais, qualquer pessoa que citar essas proibições deveria antes ler o capítulo todo ou todo o livro de Levitico. Caso se deseje levar a ferro e fogo apenas dois versículos que fala sobre a prática homossexual, mas não sobre a homo afetividade, tirando-os do conceito, então todo aquele que comesse carne de porco, lagosta, camarão ou ostras deveria ser apedrejado. Toda mulher que fizesse sexo durante o período menstrual seria castigada. Todo homem que fizessem a barba seria uma abominação. Pastores teriam que se despedir de suas feijoadas e deixar a barba crescer novamente.
    E mesmo aqueles que ainda pensam que a Lei Mosáica foi escrita para ser seguida por toda a humanidade, sem distinção e não apenas para a pequena nação de Israel naquele período histórico de sobrevivência não podem esquecer que Jesus Cristo com seu sacrifício já livrou a humanidade do vulgo da lei.
    Ainda há mais para nos atentarmos, quando a Bíblia é utilizada como forma de disseminar o preconceito e o ódio, e por isso vamos a mais alguns fatos que devem ser levados em consideração. Não há, na Bíblia, nenhuma só vez as palavras: homossexual, lésbica ou homossexualidade. Isso acontece porque a palavra homossexual só foi criada em 1869, reunindo duas raízes lingüísticas: Homo (do Grego, significando "igual") e Sexual (do latim). Portanto toda e qualquer versão da Bíblia que apresente este termo

    ResponderExcluir
  21. Encontramos na própria Bíblia a chave para corrigir esta maliciosa identificação de Sodoma e Gomorra com a homossexualidade. Como deixam claros os trechos abaixo, o pecado de Sodoma é a injustiça e a anti-hospitalidade, nunca a violação homossexual. As pessoas de Sodoma quebraram a lei da hospitalidade aos estrangeiros que também era uma exortação religiosa em sua cultura. No Antigo Testamento atribuem sua destruição à: falta de justiça (Isaías, 1:10 e 3:9), adultério, mentira e falta de arrependimento (Jeremias, 23:14); orgulho, intemperança na comida, ociosidade e "por não ajudar o pobre e indigente" (Ezequiel, 16:49); insensatez, insolência e falta de hospitalidade (Sabedoria, 10:8; 19;14; Eclesiástico, 16:8). O uso da expressão "[...]Traze-os fora a nós, para que os conheçamos." (Gen 19:5) é a base para outro erro de julgamento. O verbo hebraico yadha ("conhecer") é encontrado 943 vezes no antigo testamento e apenas em dez deles se refere ao intercurso sexual - e em todas elas as relações heterossexuais.
    Mas mesmo se os sodomitas realmente queriam atacar os anjos e forçá-los a relações homossexuais essa passagem é claramente uma condenação ao estupro (que é uma forma radical de falta de hospitalidade). Estupro e abuso sexual seja heterossexual ou homossexual é um pecado grave em todas as circunstancias.
    No Novo Testamento, não há qualquer ligação da destruição de Sodoma com a sexualidade e, muito menos, com a homossexualidade (Mateus,10:14; Lucas, 10:12 e 17:29). Só nos livros neotestamentários tardios de Judas e Pedro, é que aparece em toda a Bíblia alguma conexão entre Sodoma e a sexualidade (Judas, 6:7, Pedro, 2:4 e 6;10). Mesmo aí, inexiste relação com o "homo erotismo".
    Adão e Estevão
    Este é um refrão sempre repetido para rejeitar o direito de existência dos gays e lésbicas. A estratégia homofóbica aqui é outra, segundos os opositores Gênesis 1 e 2 condenam a homossexualidade não mencionando-a. Esse é um argumento muito fraco e difícil de sustentar. Em primeiro lugar Eva não foi criada apenas para reprodução sexuada, mas para ser uma companheira (Gen 2:18). Essa é sem dúvida a base de muitos relacionamentos amorosos, seja hetero ou homossexual. Além disso, a narrativa de Gênesis é uma explicação e não uma prescrição. Levar essa história de modo literal nos levaria a conclusões absurdas. Por exemplo, concluiríamos que irmãos e irmãs são as melhores opções para maridos e esposas, afinal com quem mais os filhos do primeiro casal se multiplicariam? Ou pior, seguindo Gênesis 1:27 lemos: "E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." podemos dizer então que o primeiro ser criado por Deus era hermafrodita, e que todos que fugirem deste padrão são abominações? Usar as escrituras desta maneira é uma ofensa à inteligência que nos foi dada por Deus e torna o entendimento das questões bíblicas algo sofrível.
    Foi Jesus que afirmou, ainda, que "há eunucos que assim nasceram desde o seio de suas mães" (Mateus 19:12), ensinando, num sentido figurado, que faz parte dos planos do Criador que alguns homens tenham uma sexualidade não reprodutora biologicamente.

    ResponderExcluir
  22. Em terceiro lugar temos que ter em mente que no momento em que os livros avulsos usados na época foram reunidos na Bíblia, a instituição religiosa se firmou, colocando junto com os sermões e leituras a política que desejavam instaurar, como se ao reforçar uma idéia deles (sacerdotes e imperadores) junto com o texto sagrado, esta idéia se tornasse sagrada também. Vejam por exemplo que mesmo antes da difusão do cristianismo, já havia uma legislação romana condenatória da homossexualidade, que no entanto era pouco aplicada, a chamada Lex Scantinia. Com a expansão do Cristianismo, essa lei, que, ao que os estudos indicam era letra morta, passa a ser aplicada, inicialmente em casos de violação de menores. Posteriormente, os imperadores cristãos, a partir desse substrato da legislação romana, articularão novas legislações que intensificam a condenação da homossexualidade. O rigor da condenação é progressivo, se a princípio restringia-se ao abuso de jovens e prostituição sexual, novos editos passaram a condenar indiscriminadamente todo ato homossexual.

    À prostituição homossexual chegou-se a aplicar penas máximas, como queimar vivos na fogueira, aqueles que cometiam esse “delito”.

    Entre os séculos VII e XI, encontra-se na literatura da história da Igreja Católica, os Penitenciais: um guia para os sacerdotes e fiéis, aos que se instruía mediante uma penitência sobre a gravidade dos pecados cometidos. É nos Penitenciais que distingue-se por primeira vez as diferentes formas de atos homossexuais: toques, afetos, masturbação....homossexualidade ativa e passiva, habitual e ocasional. A homossexualidade é sempre julgada como pecado grave e as penas eclesiásticas oscilam entre 3 e 15 anos. Pela primeira vez cita-se a homossexualidade feminina e sua penalidade é inferior à masculina. Na Idade Média, com Santo Tomás de Aquino, a homossexualidade se inclui entre os pecados contra naturam, junto com a masturbação e a relação sexual com animais. Para Tomás esses pecados sexuais são mais graves do que os pecados secundum naturam, embora estes se oponham gravemente à ordem da caridade, por exemplo: adultério, violação, sedução. Historicamente, o comportamento homossexual, parece ser avaliado como uma atividade contrária à ordem natural disposta pelo Criador, já que a relação sexual está orientada somente para a procriação. Há no entanto, estudos que sugerem que os homossexuais encontravam um ambiente mais tolerante na Idade Média do que o evidenciado na atualidade. Por isso é sempre muito importante sabermos separar a Palavra de Deus das vociferações dos auto eleitos sacerdotes e pastores.
    O que os sodomitas querem?
    As escrituras hebraicas nos contam a epopéia do povo hebreu em muitos livros. Foram estes livros que Jesus conheceu e estudou. Para os cristãos eles continuam a servir como o fundamento histórico de sua fé. O antigo testamento, como também é chamado, contém algumas das passagens mais populares usadas para atacar os gays e as lésbicas.
    Qual o pecado de Sodoma em Gênesis 19:1-28?
    Esta antiga passagem é usada frequentemente e erroneamente como a "prova bíblica" de que Deus não se agrada com a homossexualidade. De acordo com muitos, estas cidades foram destruídas porque seus moradores cometiam o "pecado da homossexualidade". Mas como mostraremos a seguir, sugerir que Sodoma e Gomorra foram destruídas devido às práticas homossexuais é interpretar as escrituras de maneira equivocada.

    ResponderExcluir
  23. Talvez em nenhum lugar gays e lésbicas sofram mais preconceito do que dentro das igrejas de hoje. Quão diferente não é essa postura do exemplo dado por Cristo que falava com samaritanos e jantava junto dos publicanos colocando o amor pelos homens antes de qualquer preconceito. Quão triste ele não ficaria ao saber que hoje as próprias escrituras cristãs são usadas para reforçar este tipo de discriminação. A homofobia presente hoje nas igrejas não está só indo contra o que Jesus ensinou, mas está também fechando as portas da cristandade para uma parcela da população a quem o amor cristão foi negado. O objetivo deste artigo é deixar claro de uma vez por todas que a homofobia não possui bases bíblicas seguras e que é fruto da tentativa capenga dos líderes religiosos em controlar seus próprios preconceitos.
    Em última instância, a fé pessoal de um cristão não deveria depender da aprovação de qualquer igreja, padre ou pastor, mas sim ser firmemente baseada nas palavras e ensinamentos de Jesus Cristo. Privados de uma participação plena gays e lésbicas passam a encarar a religião como um inimigo que deve ser combatido, criando um círculo vicioso de ódio que sequer deveria existir. Uma análise aprofundada da bíblia revelará que o evangelho foi deixado para todos e que de não diz nada do que os fanáticos gostariam que ela dissesse sobre a homossexualidade.
    Entendendo a Bíblia de uma nova maneira
    Existem três coisas muito importantes de se ter em mente ao ler a bíblia:
    Primeiro, sempre considere o contexto. Para entender qualquer passagem da bíblia é necessário primeiro entender o cenário e contexto no qual cada passagem foi escrita. Quem está falando para quem. Qual a intenção daquela frase. Em qual cultura ela está imersa? No caso das escrituras o contexto cultural e social varia enormemente de livro para livro. Por exemplo, quando a Bíblia diz que Deus ordenou que a humanidade deveria 'crescer e multiplicar' lembre-se entre outras coisas que isso foi dirigido a Israel, uma diminuta nação nômade do deserto cercada de inimigos. Eles precisavam 'multiplicar' para sobreviver e futuramente levar a palavra de Deus para o mundo. O mesmo vale para quem determinado texto é endereçado, a Bíblia tem textos dirigidos especificamente a sacerdotes, à pessoa comum, a pessoas casadas, a pais, etc. Não podemos tirar um trecho de uma mensagem e, tirando-o do contexto, aplicá-lo à população geral, isso apenas serve como uma forma de controle, não de divulgação da Palavra de Deus.
    Em segundo lugar não se esqueça que a Bíblia começou como uma tradição oral e que foi escrita em línguas antiquíssimas (primeiramente hebraico no antigo testamento e grego no novo testamento) por muitos e muitos séculos. Somente depois é que ela foi copiada e recopiada das linguagens originais e traduzidas para outras línguas como o latim, o inglês e o português. Qualquer pessoa que fale ou leia mais de uma língua sabe que toda tradução carrega sempre uma boa parcela de interpretação e julgamento pessoal. Estas interpretações seguramente foram feitas sob a tutela de uns poucos interessados em poder por muitos e muitos séculos e ainda que vivêssemos em um mundo de boas intenções, tradutores e copistas são sempre humanos e, portanto suscetíveis ao erro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...