quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Príncipe gay da Índia vai abrir o primeiro hospício para idosos homossexuais

Manvendra_Singh_Gohil Num país onde o sexo entre homens é considerado crime, o príncipe Manvendra Singh Gohil, 43 anos, foi a primeira pessoa da antiga linhagem real indiana a admitir ser gay publicamente. Com o tempo, ele conseguiu se transformar em ativista respeitado pelos direitos dos homossexuais. Sua família o deserdou e denunciou publicamente seu comportamento.

"Acho que na Índia há muita hipocrisia em relação à homossexualidade. Eu queria quebrar a hipocrisia, o tabu ligado a isto. Me assumi, basicamente, para abrir a caixa de Pandora. Eu queria que as pessoas a discutir estas questões, tentar o debate sobre ele, e essa foi a maneira que eu pensei. Depois que as pessoas discutir isso, eles vão começar a questionar uns aos outros. "

Esta decisão foi apenas o começo, e hoje o príncipe age como presidente de uma organização comunitária denominada Lakshya Trust, dedicada à educação sobre HIV / Aids e prevenção. Ele fala com orgulho de suas aspirações para abrir o primeiro hospício para idosos gays na Índia, e dos seus serviços de aconselhamento e clínicas de DST.

Um homem gay enfrenta forte oposição, graves violações dos direitos humanos. Para as Lésbicas também é complicado, dada a posição tradicional da mulher. E depois há os “Hijra”, o “terceiro gênero” - homem nem mulher - muitas vezes conduzido à força pelas famílias a encontrar refúgio em comunidades de pessoas semelhantes. Muitos são mendigos ou prostitutas, e a infecção pelo HIV é alta.

Este paradoxo é característico de grande parte da sociedade indiana. O país prospera em contradições e opostos. Mas será que as rigorosas tradições estimulam um comportamento homofóbico mesmo com a mudança da constituição pelo Parlamento?

"As leis são feitas para serem quebradas", diz ele, sorrindo. "Claro que vai demorar um tempo até que a sociedade entenda nossos problemas. Eu não culpo as pessoas, eu culpo a ignorância. "Mídia é muito influente, mudar a maré, com uma imagem positiva da homossexualidade e trazê-lo para discussão”.

A rede de televisão BBC produziu o documentário “The undercover princes”, que retrata a vida do príncipe gay indiano, seu trabalho e todo preconceito em sua cultura.

fonte: Cena G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...