segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Montenegro: Primeira parada gay termina com 60 feridos

Parada Gay Podgorica 2013A polícia de Montenegro enfrentou neste domingo centenas de manifestantes contrários à realização da primeira Parada Gay organizada em Podgorica, capital do país conservador que negocia sua adesão à União Europeia. Os opositores à celebração do desfile jogaram pedras e objetos contra policiais que os impediam de se aproximar dos participantes da marcha, ferindo cerca de 20 agentes, um deles com gravidade. No total, 60 pessoas ficaram feridas.

O evento, cercado por um forte dispositivo policial, acabou acontecendo sem maiores incidentes. Os participantes exibiam bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes que pediam direitos iguais para todos. De acordo com Danijel Kalezic, organizador da marcha, a proteção policial permitiu que cerca de 150 ativistas gays andassem tranquilamente pela cidade. Militantes da comunidade LGBT dos países vizinhos, especialmente da Sérvia e Croácia, se somaram ao desfile.

- A partir de hoje, as pessoas homossexuais não são mais invisíveis em Montenegro. A partir de hoje, as ruas são nossas também - disse Kalezic.

A comunidade homossexual leva uma vida muito discreta em Montenegro, um pequeno país de 650 mil habitantes, pelo temor de ser agredida. Segundo pesquisas, 70% dos montenegrinos considera a homossexualidade uma doença.

fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...