terça-feira, 9 de julho de 2013

Medicamento contra câncer pode trazer cura para a aids

Remédio usado para certos tipos de linfoma pode ser a resposta

A cura do HIV/Aids pode vir por meio de outra doença igualmente temida, o câncer. Explica-se. Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de fazer com que o HIV saísse de seus “reservatórios” nas células utilizando um medicamento que trata certos tipos de linfoma.

Para quem não sabe, mesmo tomando antirretrovirais, soropositivos continuam com “estoques” do vírus em uma espécie de “reservatório” nas células. A carga viral é zero e a pessoa pode estar totalmente saudável, mas se parar de tomar os antirretrovirais, esses vírus saem das células e atacam novamente.

O que os pesquisadores fizeram foi utilizar vorinostat, inibidor da enzima histona desacetilase, para ativar e atacar os vírus dormentes. No teste com oito pacientes soropositivos saudáveis, assim que a droga foi administrada, a quantidade do vírus HIV subiu muito e logo depois caiu drasticamente. Isso significa que o remédio conseguiu “arrancar” o vírus das reservas e, uma vez no sangue, os antirretrovirais completaram o serviço.

A pesquisa, publicada na revista científica “Nature”, propõe dar o vorinostat por períodos mais longos para tentar extrair todo o HIV “escondido” nas células e depois eliminá-lo.

fonte: ParouTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...