terça-feira, 18 de junho de 2013

Estados Unidos: Obama nomeia dois embaixadores abertamente gays

O presidente dos EUA, Barack Obama, indicou ontem dois arrecadadores de fundos para suas campanhas, ambos abertamente gays, como embaixadores na Espanha e na Dinamarca.

As indicações de James Costos, ex-executivo da rede de TV HBO, e de Rufus Gifford, que foi o diretor financeiro do comitê para a reeleição de Obama no ano passado, ainda precisam ser confirmadas pelo Senado. Costos deve assumir a embaixada em Madri, e Gifford, a representação em Copenhague.

Se confirmados, os dois serão, respectivamente, o quinto e o sexto embaixadores abertamente gays do país. O primeiro foi James Hormel, representante americano em Luxemburgo de 1999 a 2001, indicado na gestão de Bill Clinton (1993-2001); o segundo, Michael Guest, embaixador na Romênia de 2001 a 2004, indicado pelo governo de George W. Bush (2001-2009).

Todos os demais foram nomeados por iniciativa da administração Obama: David Huebner, embaixador na Nova Zelândia desde 2009, e Daniel Baer, cuja indicação para a Organização para Segurança e Cooperação na Europa, feita na semana passada, também está pendente de aprovação pelos senadores.

As nomeações coincidem com a celebração do Mês do Orgulho Gay, junho, nos EUA. Para analistas políticos, as escolhas de Obama visam também recompensar ativistas gays por seu papel, considerado fundamental, na arrecadação de recursos para a campanha do presidente à reeleição.

fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...