segunda-feira, 17 de junho de 2013

Eslovênia e Croácia realizam paradas do orgulho gay

Manifestantes tomaram as ruas de Zagreb, na capital croata

Parada Gay Zagreb 2013Duas ex-repúblicas iugoslavas realizaram paradas do orgulho LGBT no mesmo dia. Sem tumultos, Eslovênia e Croácia tiveram manifestações pacíficas em prol dos direitos gays, no sábado, 15.

Na Eslovênia, cerca de 600 manifestantes participaram da marcha, que contou com o presidente Borut Pahor à frente da Parada do Orgulho de Ljubljana, capital do país. O tema foi “Liberdade e Solidariedade são um casal do mesmo sexo”.

Antes da parada, os organizadores distribuíram um comunicado. Parte dele dizia que “gays, lésbicas, bissexuais e transexuais exigem uma igualdade jurídica absoluta, que é apenas o primeiro passo no caminho para a igualdade de participação na busca de soluções para os problemas da sociedade”.

“Nós não queremos passar mais um quarto de século exigindo nossos direitos humanos básicos – os direitos que, por definição, pertencem a todos os seres humanos, mas são, no entanto, negados a nós por forças políticas e sociais conservadoras na Eslovênia”, continuava a declaração.

A Eslovênia possui parcerias de união civil, mas um referendo em março de 2012 rejeitou o casamento gay no país e o assunto saiu da pauta do Parlamento. Os ativistas querem que ele volte a ser discutido.

Na Croácia, cerca de 15 mil pessoas participaram da Parada do Orgulho Gay de Zagreb, na capital do país, sob o lema “‘Em nome de toda a família”.

“A Parada do Orgulho de Zagreb sempre lutou e continuará lutando hoje, e vamos lutar por mais dez anos pelo casamento completo e igualdade das famílias para casais de lésbicas e gays”, disseram os organizadores.

fonte: ParouTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...