quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Estados Unidos: Escoteiros adiam votação sobre entrada de integrantes gays

O grupo Escoteiros da América anunciou nesta quarta-feira que decidiram adiar para maio a decisão sobre a entrada de integrantes e líderes assumidamente gays. A entidade afirma que precisa de mais tempo para avaliar a decisão.

> Obama recomenda a escoteiros que derrubem veto a gays

O adiamento foi aprovado dias depois de o presidente americano Barack Obama pedir que a entidade revisasse a proibição da participação de homossexuais. Com isso, continua a valer a regra aprovada em julho do ano passado, em que os gays foram impedidos.

Em comunicado, a entidade afirma que fizeram um extenso diálogo, em que avaliaram todos as visões sobre o tema, e afirmaram que precisarão de mais tempo para reavaliar a mudança das regras. A decisão foi tomada após uma reunião de mais de 70 membros, em um hotel próximo à sede do grupo, em Irving, no Texas.

O grupo enfrenta forte pressão de políticos e religiosos para manter ou mudar a política. Dentre os contrários à mudança, estão o governador do Texas, o republicano Rick Perry, e organizações religiosas. Por outro lado, ativistas gays e de direitos humanos pedem o fim do embargo.

A expectativa era que a entidade deixasse a decisão para as direções estaduais, que avaliariam a situação local, para derrubar ou não a antiga e polêmica regra. O apoio de Obama, presidente honorário dos escoteiros, pode fazer com que essa regra mude.

Defesa
As declarações do presidente foram feitas em uma entrevista à emissora CBS na segunda. "Minha atitude é de que gays e lésbicas deveriam ter acesso e oportunidade da mesma forma que todos os demais, em todas as instituições e modos de vida", afirmou o presidente.

"Os escoteiros são uma grande instituição, promovendo os jovens e expondo-os, sabe, a oportunidades e liderança que servirão às pessoas pelo resto das suas vidas, e acho que ninguém deveria ser barrado nisso."

fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...