sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Inglaterra: Igreja permite ordenação de bispos gays unidos civilmente

Mas Igreja Anglicana exige que eles permaneçam castos. Decisão vale apenas para homens homossexuais.

catedral anglicana liverpool inglaterraA Igreja Anglicana da Inglaterra anunciou nesta sexta-feira (4) a retirada da proibição imposta aos padres homossexuais em uma união civil estável com seus parceiros de serem ordenados bispos, mas sob a condição de que eles permaneçam castos.

O Colegiado de Bispos da Igreja Anglicana da Inglaterra considera que 'os sacerdotes unidos em parcerias civis (união reservada aos casais homossexuais no Reino Unido) e vivendo de acordo com os ensinamentos da Igreja sobre a sexualidade podem ser considerados candidatos ao episcopado', segundo um comunicado da Igreja Anglicana.

Para a Igreja, sacerdotes e bispos gays, unidos em uma parceria civil, devem permanecer abstinentes. Em contrapartida, padres e bispos heterossexuais casados não estão sujeitos a esta regra.

'O Colegiado de Bispos sentiu que seria injusto excluir do episcopado alguém que busca viver em conformidade com a doutrina da Igreja sobre a ética sexual', acrescentou.

Esta decisão, que foi tomada em dezembro, mas que foi comunicada pela Igreja apenas nesta sexta-feira, entrará em vigor imediatamente, disse à France Presse um porta-voz da Igreja Anglicana.

Ela afeta apenas os homens. O sínodo, instância de decisão da Igreja, rejeitou em novembro o projeto de ordenação de mulheres bispas, o que provocou uma crise entre os anglicanos.

Até a decisão do colegiado, padres gays poderiam ser ordenados bispos desde que fossem solteiros e se comprometessem com a abstinência.

A Igreja da Inglaterra é a igreja-mãe da Comunidade Anglicana, que tem cerca de 85 milhões de seguidores em todo o mundo. Desde 2005, ela permite que homens e mulheres homossexuais unidas em uma parceria civil se tornem sacerdotes.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...