terça-feira, 14 de junho de 2011

Estados Unidos: Duas mulheres, um negro e um gay são pré-candidatos republicanos

Grupo se apresentou pela 1ª vez ao público dos EUA nesta segunda (13). Eles disputarão primária para escolher quem enfrentará Obama em 2012.

pre candidatos estados unidos

Um negro, duas mulheres e um judeu homossexual: o grupo heterogêneo representa metade dos candidatos republicanos às eleições presidenciais americanas de 2012.

O partido de Ronald Reagan, George W. Bush e John McCain foi representado por muito tempo por homens brancos, experientes. Mas a realidade mudou ante a batalha de 2012 contra o presidente Barack Obama, com a apresentação de um amplo leque de pré-candidatos às primárias republicanas.

Uma das mudanças mais visíveis é a presença de duas políticas, a congressista Michele Bachmann e a ex-governadora do Alasca Sarah Palin - duas figuras do movimento conservador 'Tea Party '-, como protagonistas.

Michele Bachman já anunciou oficialmente a candidatura e participou na segunda-feira em um debate na TV entre republicanos em New Hampshire, enquanto Sarah Palin faz uma viagem por todo o país.

Até hoje, nenhuma mulher chegou à presidência dos Estados Unidos, cargo ocupado atualmente por um negro, que - embora pouco provável - pode ter um adversário negro em 2012.

As pesquisas mais recentes do instituto Gallup mostram Herman Cain, ex-executivo da rede de 'fast food' "Godfather's pizza", como o terceiro colocado entre os republicanos, atrás de Sarah Palin e de Mitt Romney, branco, heterossexual e mórmon.

Mas Herman Cain minimiza o aspecto racial.

"Sou realmente negro?", respondeu, com um sorriso, ao ser questionado pela AFP se era importante para os republicanos ter encontrado um candidato negro.

"Acredito que a maioria das pessoas já superou o tema da raça. O que importa é que sou um conservador afroamericano".

Sem dúvida, os republicanos flexibilizaram o credo do homem protestante branco, mas a tentativa de Fred Karger de ser o primeiro judeu homossexual candidato do Partido Republicano à presidência parece tentar levar a mudança ainda mais longe.

Durante um comício republicano em New Hampshire no fim de semana, o ex-colaborador de Ronald Reagan distribuiu 'frisbees', ao mesmo tempo que convidava os membros do partido a ter mais diversão.

Karger afirmou à AFP que no momento sua estratégia consiste em conseguir participar em um dos debates televisivos para que as pessoas comecem a conhecê-lo, o que o levaria a enfrentar as personalidades políticas mais populares.

A batalha de Karger se revela difícil, como demonstrou rapidamente o público essencialmente branco, mais velho e inflexível, que depois de ouvir seu discurso sobre a luta contra os democratas manifestou desacordo.

Tim Pawlenty, ex-governador de Minnesota e um dos homems brancos e protestantes do campo republicano, foi ovacionado ao se declarar contra o casamento gay.

Mas para Don Holden, analista de segurança informática, somente a presença de Karger já demonstra que o partido mudou de verdade.

"Ele não foi vaiado nem retirado da sala", destacou.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...