sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estados Unidos: Barack Obama defende direitos iguais para gays, mas evita falar em casamento durante evento

O presidente americano, Barack Obama, defendeu os direitos civis de casais do mesmo sexo, mas evitou falar em casamento, durante um ato para arrecadar fundos para campanha nesta quinta-feira, em Nova York.

- Acredito que os casais gays e lésbicos merecem os mesmo direitos legais que qualquer outro casal deste país - falou Obama diante de um auditório de 600 pessoas.

Pessoas próximas a presidente, que é a favor da união civil e contra o casamento entre casais do mesmo sexo, dizem que Obama está "desenvolvendo" o tema do matrimônio gay. O democrata ainda comparou a luta dos direitos homossexuais com a luta por direitos civis dos negros nos EUA, responsável para sua própria eleição à presidência.

O cuidado do mandatário para evitar falar em "casamento", no entanto, chegou a irritar a plateia, que em alguns momentos chegou a gritar o nome. Com humor o presidente disse:

- Já os escutei, pessoal. Sabia que alguém ia dizer isso.

O evento desta quinta-feira, em Nova York, coincidiu com o debate em Albany sobre a legalização do casamento homossexual no estado americano. Para Obama, a discussão dos direitos gays está no caminho certo. Nova York pode se transformar no sexto estado americano a legalizar o matrimônio entre casais do mesmo sexo, além do distrito de Columbia.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...