segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Uganda: Justiça pune jornal que listou gays do país e pediu enforcamento

03_MHG_UgandaO grupo de 100 ugandenses identificados como homossexuais por um jornal de seu país, em um artigo intitulado "Enforquem-nos" , serão indenizados pelo diário, que também foi proibido pela Justiça de repetir o que fez. A informação é do jornal britânico "Guardian", que cita um grupo de defesa dos direitos humanos como fonte.

Segundo o tribunal onde o caso foi aberto, o jornal "Rolling Stone", que publicou foto e endereço do que nomeou como o grupo dos "homossexuais de maior destaque em Uganda", violou os direitos a privacidade e segurança previstos na Constituição.

O caso foi aberto no nome de três pessoas, que receberão uma indenização equivalente a pouco mais de R$ 1.000. A reportagem foi publicada em outubro e, de acordo com o "Guardian", pelo menos uma mulher teve que deixar sua casa depois que os vizinhos ameaçaram apedrejá-la.

A matéria foi publicada um ano depois de um parlamentar propor uma lei que estabeleceria pena de morte ou prisão para quem fosse flagrado em atividades homossexuais no país. A proposta acabou arquivada após grande pressão internacional.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...