terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fim da Don't Ask, Don't Tell depende da sanção de Obama

Maioria dos senadores norte-americanos votou pelo fim da proibição de assumidos nas Forças Armadas

Barack ObamaDepois da Câmara dos Representantes, foi a vez do Senado norte-americano votar pelo fim da "Dont't Ask, Don't Tell". Nesta semana, em decisão histórica, a medida que desde 1993 proíbe que assumidos prestem serviços nas Forças Armadas foi derrubada com 65 votos contra 31. A aprovação do fim da prática só foi possível graças a oito senadores republicanos e um democrata, que mudaram seus votos de última hora, posicionando-se favoráveis ao fim da "Dont't Ask, Don't Tell".

"Esse voto representa um passo histórico para o país e provavelmente será um momento de mudança de vida para as tropas de gays e de lésbicas", disse Alexander Nicholson, representante da Service Members United, entidade que defende homossexuais nas Forças Armadas.

Já Robert Gates, secretário de Defesa dos EUA, disse acreditar que a presença de assumidos no Exército não representará nenhum problema com as tropas. "Estou convencido que os EUA podem acomodar e aplicar essa mudança com sucesso, assim como fizemos em outros casos".

O grande passo para os direitos LGBT nos EUA agora depende da sanção do presidente Barack Obama, que em nota demonstrou disposição a cumprir sua promessa de campanha.

"Houve um avanço histórico no Senado para terminar com uma política que minava nossa segurança nacional, violando os ideais dos nossos valentes homens e mulheres militares que arriscam a vida para nos defender. A nossa nação não negará mais o serviço a milhares de americanos patrióticos, obrigados a deixar o Exército, apesar de uma atuação exemplar durante muitos anos, porque são homossexuais. Centenas de milhares mais não deverão viver na mentira para poder servir ao país que amamos", afirmou o presidente.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...