quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

“Americanos não terão mais que viver uma mentira”, diz Obama ao pôr fim à restrição a militares gays

Barack Obama militarO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumpriu nesta quarta-feira uma de suas promessas de campanha ao assinar a medida que põe fim à restrição a gays assumidos nas Forças Armadas americanas. A cerimônia que enterrou a política conhecida como "Don't ask, don't tell" (Não pergunte, não conte) coroou a segunda importante vitória do presidente neste fim de ano, que promete ser mais produtivo do que o esperado para o governo dos EUA.

Dias após conseguir a aprovação de um pacote fiscal, Obama deve vencer também na luta pela ratificação do Start II, tratado com a Rússia para redução de arsenais nucleares. O acordo deverá ser votado no Senado nesta quarta. Na assinatura do fim da restrição à presença de homossexuais nas Forças Armadas, o presidente discursou como se fosse um evento de campanha.

- Milhares de americanos de uniforme não serão mais solicitados a viver uma mentira, ou passar por cima deles mesmos para servir o país que amam - afirmou Obama, no auditório do Departamento do Interior.

A vitória sobre a política do "Don't ask, don't tell" já está garantida, mas ainda deve ser preciso esperar pelo fim da prática, já que os militares estudam como implementar as novas regras. A antiga norma vigorava desde 1993, quando sua aprovação, durante o governo Bill Clinton foi considerada um avanço para os homossexuais.

A regra permitia a presença de militares gays nos EUA e determinava que os candidatos às Forças Armadas não fossem questionados sobre sua orientação sexual. Agora, além de poderem servir, eles também poderão assumir sua homossexualidade.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...