segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pernambuco: Candidatos ao governo prometem treinar polícia e ampliar órgãos para gays

Debate reuniu candidatos a governador de Pernambuco

debategaysjarbasCriar políticas para promover a igualdade e cidadania de gays foi o carro chefe do debate que reuniu os cinco candidatos a governador de Pernambuco e ativistas de defesa dos homossexuais, no Recife, na noite da sexta, 17 de setembro.

O governador candidato, Edurado Campos,  sinalizou que pretende treinar os policiais para lidar com gays. "Não adianta não treinar nossos profissinais de polícia para a diversidade" defendeu.

O apresentador do debate, o ativista Luciano Freitas, lembrou que o governador, foi eleito o mais bonito pelos gays, no debate das últimas eleições.

Eduardo lembrou do fato e disse que, na época, estava em terceiro nas pesquisas, mas para o público homossexual era o primeiro. A enquete sobre a beleza de Eduardo e seus concorrentes, foi feita, na época, pelo site Toda Forma de Amor.

Campos ressaltou também que, em 500 anos de história, ele foi o primeiro a criar um cargo ligado diretamente ao Palácio para tratar de questões da diversidade sexual, a Assessoria Especial da Diversidade, comandada pelo sociólogo Rildo Veras.

debategayseduardoO senador candidato Jarbas Vasconcelos disse que é totalmente a favor do projeto de lei 122 que torna a homofobia crime. "Se existe um projeto que tipifica (a homofobia como crime) evidentemente que eu voto favorável" disse ele.

Jarbas fez duras críticas ao Senado por tratar o tema homossexualidade com "machismo" e por ser "conservador" nessas questões. "Esperar que o Senado possa dar passoas à frente (votar o projeto 122) eu acho difícil.

O candidato lembrou também que a sua luta contra a ditadura serviu de lição para ter uma visão aberta e igualitária da sociedade. "Sou contra qualquer tipo de preconceito e aprendi isso na minha luta contra a ditadura" ressaltou.

Além desses dois candidatos, participaram ainda Edilson Silva (PSOL), Sérgio Xavier (PV) e Jair Pedro (PSTU).

Cada candidato passou 1 hora respondendo a perguntas elaboradas por ativistas e também apresentaram as suas propostas de políticas voltadas para a população homossexual.

O debate foi promovido pela ONG Leões do Norte com o apoio da boate Metrópole que cedeu o espaço para a relização do evento.

fonte: Toda Forma de Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...