sábado, 25 de setembro de 2010

Arcebispo inglês defende direito de gays se tornarem bispos

arcebispo inglesO arcebispo de Canterbury (sudeste do Reino Unido), Rowan Williams, afirmou que para ele não há nenhum problema em haver bispos homossexuais, desde que mantenham o celibato.

Em entrevista ao jornal britânico "The Times", Rowan Williams expressou seu apoio pessoal à consagração de bispos gays na Igreja da Inglaterra.

No entanto, indicou que nunca aprovaria o fato de um bispo gay manter relações homossexuais, já que a tradição requer que clérigos continuem sendo solteiros.

Os ativistas para a igualdade afirmaram que as palavras do arcebispo colocam a unidade da Igreja acima dos direitos dos gays e lésbicas.

Williams disse que, desde sua nomeação como arcebispo de Canterbury, em 2002, sabia que o assunto da homossexualidade na Igreja constituía "uma ferida em todo o Ministério".

"Não há nenhum problema em uma pessoa gay se tornar bispo. Tradicionalmente, historicamente, há standards que os clérigos devem observar. Portanto sempre aparece a pergunta sobre a vida pessoal do clérigo", disse.

O arcebispo de Canterbury também reconheceu ao jornal que um dos momentos mais difíceis em seus oito anos no posto foi quando bloqueou a nomeação do clérigo solteiro homossexual Jeffrey John para ocupar o posto de bispo de Reading.

Com relação a esse fato, e em declarações a esse mesmo veículo, o ativista pelos Direitos Humanos Peter Tatchell rotulou o arcebispo de "inconsistente".

"A seus olhos, a unidade da Igreja é mais importante que os Direitos Humanos das lésbicas e os gays", disse Tatchell.

fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...