quarta-feira, 7 de julho de 2010

Países semifinalistas da Copa do Mundo são exemplos de cidadania LGBT

arco iris copaAlemana, Espanha, Holanda e Uruguai (que já voltou pra casa) são alguns dos países cujo os direitos civis LGBT são tão consistentes quanto os heterossexuais.

A Alemanha foi o primeiro país a incluir a identidade de gênero em leis nacionais antidiscriminação. No territótio germânico, a partir de 2000, militares assumidos já servam às forças armadas sem perseguição. Desde 2001 uniões homoafetivas são legalizadas e o casal tem direitos como pensão por morte do companheiro, herança e mudança de nome e tiveram em 2004 a concessão para adotar o filho de seus parceiros.

Na Espanha, é legalizado desde 2005 o casamento e a adoção de/por casais homafetivos. Em 2006, transsexuais conquistaram o direito de mudança de gênero nos documentos sem a precisão de cirurgia para troca efetiva do sexo. Mudanças super significativas que ocorreram no governo do primeiro-ministro socialista José Luis Zapatero.

O casamento gay é permitido na Holanda desde 2201, mas a "Lei dos Direitos Iguais" foi aprovada pelo parlamento em 1993. Lá, a adoção de crianças por casais gays também é permitida.

O Uruguai foi arrasado na Copa, mas arrasa total quando o assunto é direitos civis LGBT. Por lá a homossexualidade não é crime desde, PASMEM, 1934, uniões homoafetivas são reconhecidas desde 2008, e em 2009 adoçao e militares assumidos nas forças armadas são aceitos.

O Brasil anda sem garra no futebol e nos direitos LGBT. Mas, como todo bom brasileiro, a gente não desiste nunca.

GooooooooLGBT!

fonte: G Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...