segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Homens casam-se na primeira cerimônia gay do Malauí e podem ser presos

Malawi-flag Dois homens malauianos tornaram-se o primeiro casal gay a se unir publicamente, informou o jornal "The Nation" nesta segunda-feira (28), arriscando serem presos no país conservador do sul da África, onde a homossexualidade é ilegal.

Tiwonge Chimbalanga e Steven Monjeza se casaram numa cerimônia tradicional, mas simbólica, no sul do Malaui no sábado (26), atraindo centenas de curiosos.

"Nós nos conhecemos na igreja onde nós dois rezamos e estamos juntos há cinco meses... nunca me interessei por uma mulher", disse Monjeza ao jornal.

A homossexualidade é proibida no Malaui e pode acarretar em uma pena máxima de 14 anos de prisão.

"Acabei de ler sobre isso [o casamento] na imprensa e a lei no Malaui não permite esse tipo de prática e, portanto, a lei terá de ser aplicada", afirmou a procuradora-geral Jane Ansah.

Três anos atrás a Igreja Anglicana enviou o bispo Nick Handerson, defensor dos direitos gays, para chefiar uma diocese no Malaui. A congregação não o aceitou, e os protestos levaram à morte de um membro da igreja.

Luta contra AIDS
A luta contra o HIV e a AIDS, no entanto, lentamente está mudando a posição oficial contra os gays, e o governo fez sua primeira manifestação pública sobre homossexualismo em setembro, quando disse que os direitos gays precisavam ser reconhecidos para ajudar a combater a AIDS.

O Centro para o Desenvolvimento das Pessoas (Cedep), uma organização local que trabalha com homossexuais, estima que 25% dos homens gays do país sejam HIV positivos. O Ministério da Saúde do Malaui diz que o índice geral de infecção pelo HIV é de 12%.

A AIDS já matou mais de 800 mil pessoas no Malaui desde que o primeiro caso foi registrado em 1985 e deixou mais de um milhão de órfãos.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...