terça-feira, 13 de outubro de 2009

Obama discursa, e Lady GaGa canta "Imagine” em evento gay em Washington.

Obama O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que acabará com a restrição para que homossexuais sirvam no Exército. Obama disse que vai acabar com a política do "não pergunte, não conte" que permite que gays sejam militares se não revelarem sua orientação sexual.

A declaração foi feita em um discurso para milhares de gays e lésbicas durante um evento do maior grupo gay do país, o Human Rights Campaign, em Washington. O presidente disse que os Estados Unidos não podem perder pessoas que têm habilidades muito necessárias para batalhas.

"Nós não deveríamos estar punindo americanos patriotas que se ofereceram para servir o país", disse. "Nós deveríamos estar celebrando a disposição deles para dar um passo adiante e mostrar tamanha coragem."

Obama não apresentou um cronograma para acabar com a política do "não pergunte, não conte", que foi aprovada pelo Congresso em 1993 e levou à expulsão de milhares de militares.

Promessas

O presidente vem prometendo lidar com questões importantes para a comunidade homossexual, mas enfrenta críticas pelo que muitas pessoas na comunidade gay avaliam como uma falha em agir. Obama pediu para que o público confie em seu governo.

"Eu entendo que muitos de vocês não acreditam que o progresso chegou rápido o suficiente. Não desconfie da direção em que estamos indo e do destino que atingiremos", disse.

Lady GaGa em eventoUma questão que vem preocupando a comunidade gay é a do casamento entre pessoas do mesmo sexo, segundo o correspondente da BBC em Los Angeles, Rajesh Mirchandani. Obama foi criticado por não cumprir sua promessa de acabar com o Ato de Defesa do Casamento, que limita como órgãos locais e federais podem reconhecer as parcerias entre gays e determinar os benefícios delas.

Em seu discurso, Obama pediu para que o Congresso acabe com o ato e também aprove uma lei que aumente os benefícios para parcerias gays. Uma grande manifestação pelos direitos dos homossexuais está prevista para este domingo, em Washington.

Em parte do discurso ele citou a cantora Lady Gaga, que ficou de pé para aplaudi-lo. Ela também se apresentou cantando a música “Imagine” dos Beatles com direito a alterar a letra mencionando os direitos gays.

fonte: Cena G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...