segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Programa de computador identifica Gays

Carter Jernigan e Behram Mistree, dois estudantes do Massachusetts Institute of Techonology (MIT) fizeram uma descoberta surpreendente simplesmente olhando fotos em redes de amizades na Internet. Eles analisaram páginas de relacionamento de amigos e conseguiram descobrir entre os homens, quem é gay e quem não é.

O conceito é simples: se a maioria dos seus amigos tem 45 anos, você não é mais um adolescente; ou, se grande parte dos seus conhecidos na rede fazem parte de uma igreja evangélica, há grandes chances que você também faça. Logo, se você é gay, a maioria de seus amigos são gays.

Mesmo que os autores das páginas não tenham confessado sua opção sexual, o chamado “Projeto Gaydar” (radar gay) foi capaz de apontá-la com boa margem de acerto. O estudo, que começou como um experimento, lança dúvidas sobre se os autores das páginas on-line estão mesmo no controle das informações que eles disponibilizam. Ou se a associação de informações pode revelar muito sobre eles, mesmo que eles não queiram.

gaydar Cruzando informações de 1.544 homens que se disseram “heterossexuais”, com 21 que admitiram ser “bissexuais” e 33 que disseram ser “gays.” Não foi nenhuma novidade descobrir que homens gays têm mais amigos gays do que homens heterossexuais. A partir da confirmação desse fato eles fizeram um programa de computador com regra de probabilidades. Além disso, eles analisaram as relações de amizades de outros 947 homens ditos “heterossexuais,” eles sabiam que, entre esses, 10 homens gays eram conhecidos deles. Depois que o programa determinou que os homens gays, os estudantes confirmaram através de entrevistas telefônicas.

A pesquisa não funciona com a mesma eficácia para detectar pessoas bissexuais ou mulheres lésbicas e não tem valor científico.

Preocupados com a integridade dos pesquisados, os alunos não usaram os nomes dos autores das páginas no Facebook, e além do seu trabalho ter sido revisado por um painel de professores sobre ética, eles só entregaram ao professor uma cópia do DVD, mas que trazia o conteúdo em códigos só acessíveis através de senha.

fonte: Cena G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...