Parada foi pacífica e conseguiu reunir líderes de vários partidos políticos
Algo está mudando no Leste Europeu em relação aos direitos LGBT e isso é muito bom. Enquanto a Rússia continua aprovando leis discriminatórias aos homossexuais e gays e lésbicas apanham nas ruas quando tentam se manifestar, países como Croácia e Eslovênia têm realizado paradas do orgulho arco-íris bastante pacíficas.
No sábado, 06, foi a vez da Hungria ter, pela primeira vez, um marcha sem violência. A 16ª Parada do Orgulho Gay de Budapeste foi tranquila e bateu seu recorde de público: 8 mil pessoas desfilaram por uma das mais belas capitais da Europa.
Melhor ainda: de acordo com a agência “AFP”, mais de 400 organizações e empresas publicaram nota de solidariedade à parada e líderes de vários partidos políticos que fazem oposição ao governo conservador do primeiro-ministro Viktor Orban e representantes de embaixadas de quase 20 países participaram do desfile.
Em anos anteriores, a polícia chegou a cancelar a marcha e manifestantes foram atacados por bombas lançadas por skinheads. Nesta edição, cerca de 200 nacionalistas de extrema direita insultaram os participantes, mas a parada não teve violência física em nenhum momento.
fonte: ParouTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário