quinta-feira, 23 de maio de 2013

Paraíba: Estado registra pelo menos sete crimes homofóbicos em cinco meses

Número se aproxima da média anual de 7,6 crimes dos últimos 13 anos. Estado realiza feiras com serviços para servir e conscientizar população.

Nos primeiros meses de 2013, a Paraíba registrou sete assassinatos por motivos homofóbicos, segundo dados da Delegacia Especializada contra Crimes Homofóbicos de João Pessoa. Em menos de cinco meses, este número já se aproxima da média anual de homicídios e agressões homofóbicos dos últimos 13 anos, que foi de 7,6 casos. Dados da Delegacia revelam que entre 1990 e 2013, 176 homossexuais foram agredidos e/ou mortos na Paraíba.

Uma das coordenadoras do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria,  Adineusa Targino de Araújo, afirma que a população mais vulnerável é a de travestis, mas os números apresentados pela delegacia abrangem pessoas de todo o escopo LGBT, como gays, lésbicas e transexuais. “As pessoas ainda sentem uma vergonha muito grande, não entendem que é preciso denunciar. São precisos dados para que o poder público possa agir”, afirma.

Luciano Bezerra, do Movimento do Espírito Lilás (MEL), confirma essa ideia de subnotificação dos crimes. “As estatísticas, com certeza, são maiores. Mas nós nos baseamos no que sai na imprensa, e, em alguns casos, a família faz de tudo para que a orientação sexual da pessoa envolvida não seja divulgada. Isso acontece, principalmente, nos interiores”, informa.

Como parte da comemoração ao Dia Estadual de Enfrentamento à Homofobia na Paraíba, celebrado no dia 17 de maio, e ao Dia do Orgulho LGBT, em 28 de junho, a gerência de Direitos Sexuais e LGBT do Estado tem realizado eventos com o intuito de informar a população sobre a violência sofrida pela comunidade LGBT. Para a gerente de Direitos Sexuais e LGBT do Estado, Roberta Schultz, a proposta de eventos é oferecer acesso aos serviços de cidadania e saúde e divulgar a campanha estadual intitulada 'Tire o Respeito do Armário'. 

A antropóloga do Grupo Maria Quitéria, Jainara Oliveira, classifica essas ações de combate à discriminação como cruciais. "A campanha funciona como um importante instrumento de denúncia e tem se consolidado como uma estratégia de divulgação e enfrentamento da homofobia, principalmente nas redes sociais, proporcionando o debate na sociedade pelo fim da homofobia", conclui.

Dentro da programação, que já passou por João Pessoa, feira da Cidadania LGBT vai oferecer uma série de serviços e orientações e será realizada em Campina Grande, no dia 31 de maio, e em Rio Tinto, no dia 6 de junho. O evento tem apoio da Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, Secretaria do Desenvolvimento Humano, Senac, Movimento LGBT e Secretaria de Saúde da Paraíba.

fonte: G1

Diana Ross fará shows no Brasil

Diana RossDiana Ross, uma das maiores divas da música internacional, virá ao Brasil para fazer quatro shows. As apresentações ocorrerão no “Espaço das Américas”, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de junho; no “HSBC Arena”, no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho; e no “Teatro Positivo”, em Curitiba, no dia 2 de julho.

Os valores dos ingressos ainda não foram divulgados. Eles começam a ser vendidos no dia 23 de maio para os shows em São Paulo e em Curitiba e no dia 27 para o show na Cidade Maravilhosa.

Em São Paulo e no Rio, o público poderá comprá-los pelo site da Livepass e em Curitiba, através do Disk Ingressos.

fonte: GOnline

Indicado ao STF, Barroso é a favor do casamento gay

Luís Roberto BarrosoA decisão da presidente Dilma Rousseff de escolher o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para o STF (Supremo Tribunal Federal) mantém o atual equilíbrio dentro da Corte entre liberais e conservadores.

Barroso vai substituir Carlos Ayres Britto no STF (Supremo Tribunal Federal), que havia se aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.

Ayres Britto era conhecido por suas posições liberais, como quando votou a favor da derrubada da Lei de Imprensa, da pesquisa com células tronco e da união entre pessoas do mesmo sexo.

Em 2011, Barroso passou um período de estudos em Harvard, uma das universidades mais liberais dos Estados Unidos.

Na página na internet de seu escritório de advocacia, um dos links não deixa dúvidas sobre os interesses de Barroso: Casos e temas de interesse público. Ali estão listados, entre outros, os seguintes assuntos: células tronco, nepotismo, anencefalia, Cesare Battisti, uniões homoafetivas e direito à saúde e distribuição de medicamentos.

Um artigo de Barroso sobre casamento gay conclui de maneira cristalina sobre a legalidade da união entre pessoas do mesmo sexo: “A forma adequada de integração da lacuna normativa seria a analogia. A situação mais próxima à da união estável entre pessoas do mesmo sexo é a da união estável entre homem e mulher, por terem ambas como características essenciais a afetividade e o projeto de vida comum. A figura da sociedade de fato não contém esses elementos e a opção por uma analogia mais remota seria contrária ao Direito”.

Tudo considerado, Dilma Rousseff escolheu para o STF um advogado de pensamentos solidamente liberais.

A única dúvida que paira a respeito de Barroso é como o novo ministro se posicionará a respeito do ainda inconcluso julgamento do mensalão.

p.s.: Dilma Rousseff ligou mais cedo para o presidente do Senado, Renan Calheiros. Avisou sobre a indicação de Luís Roberto Barroso. O processo de sabatina deve ser rápido.

fonte: UOL

História de amor com sexo entre mulheres causa sensação em Cannes

'La vie d'Adele' tem jovens atrizes em cenas sexuais e apaixonadas. Adaptação livre de HQ, longa é cotado à Palma de Ouro do evento francês.

Adele Exarchopoulos e Lea SeydouxUma história de amor entre duas jovens recebeu críticas muito positivas no Festival de Cinema de Cannes apesar das cenas de sexo explícito entre as mulheres, que podem limitar a distribuição do filme.

"La Vie d'Adele - Chapitre 1 & 2" ("Blue is the Warmest Colour") é uma comovente história de amor e sexualidade entre a adolescente de 15 anos Adele, interpretada brilhantemente por Adele Exarchopoulos, e sua parceira Emma (Lea Seydoux).

As cenas de sexo explícito e as três horas de duração fizeram do filme um dos mais comentados entre os 20 concorrentes à Palma de Ouro do Festival de Cannes, que termina em 26 de maio. Esse é o primeiro filme do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche em Cannes.

As prolongadas cenas de sexo vão causar impacto, mas podem diminuir o alcance do filme devido à censura e precaução das distribuidoras.

Kaya Burguess, do London Times, chamou o longa de "uma das mais bonitas e discretamente contadas histórias de amor que já vi num filme."

Jordan Mintzer, do Hollywood Reporter, escreveu: "Com certeza levantando sobrancelhas com suas cenas sem simulação de cópula feminina, o filme é na verdade muito mais do que isso: é uma apaixonante história de amor contada de forma comovente."

Kechiche disse a jornalistas que não era sua intenção fazer um filme sobre os direitos homossexuais, no contexto do debate sobre a legalização do casamento gay na França este mês, e afirmou que a representação do sexo era para representar a beleza.

"Espero que nas cenas surja a ideia da beleza. Acho que a sensualidade é mais difícil de filmar e capturar na tela", disse.

O filme, baseado no romance de 2010 com o mesmo título em inglês, usa recorrentes imagens em close-up dos lábios da atriz principal, seja dormindo, comendo ou beijando sua parceira, numa técnica que cria uma ligação entre o espectador e a personagem.

fonte: Extra

Mika parabeniza franceses por autorização do casamento gay durante show

MikaNem só de notícias trágicas está relacionada a aprovação do casamento gay na França. Na última terça-feira, o cantor Mika se apresentou na Praça da Bastilha, em Paris, para 35 mil pessoas e comemorou o direito conquistado pela comunidade LGBT francesa.

Antes de cantar "Billy Brown", o cantor parabenizou a atitude do presidente Fraçois Hollande, que recentemente assinou a lei. "Senhor e Senhor, Senhora e Senhora. Parabéns", disse Mika se referindo a união entre pessoas do mesmo sexo.

A canção "Billy Brown", aliás, fala de um relacionamento gay que surgiu após um homem, casado, sair do armário. "Billy Brown tinha uma vida simples. Dois filhos, um cachorro e uma esposa cautelosa. Tudo estava indo como o planejado. Então, Billy Brown se apaixonou por outro homem", diz um trecho da música em tradução livre.

Por falar em sair do armário, foi só em 2012 que Mika revelou sua homossexualidade. O cantor já havia dito que era bissexual, mas resolveu assumir que a maioria de suas músicas falavam de um amor entre homens, colocando assim sua orientação sexual às claras.

fonte: A Capa

Chile: Transexual retira candidatura por não poder usar nome social

Velentina VerbalDia 30 de junho será realizada no Chile a eleição para a Câmara dos Deputados. A transexual Velentina Verbal, historiadora que concorria ao cargo, se retirou da dispusta depois de ser proíbida de usar o seu nome social.

De acordo com Serviço Eleitoral (Servel) e o Tribunal Eleitoral (Tricel), Valentina deveria se candidatar com seu nome de registro, Gozalo Verbal. No entanto, a transexual afirmou que ninguém a conhece por esse nome e desistiu de se candidatar.

"Acho que tanto por uma perspectiva ética quanto de direitos humanos, as pessoas têm direito ao respeito da sua identidade pessoal no tratamento de parte dos organismos públicos", declarou.

A historiadora irá recorrer agora à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), alegando a "discriminação estatal" por identidade de gênero. "Houve uma discriminação pura e dura", concluiu Valentina.

fonte: A Capa

Rússia: Mesmo proibida, Parada Gay de Moscou vai às ruas no próximo sábado

Evento terminou com violência em 2012 e não deve ser diferente neste ano

Parada Gay Rússia violenciaPreparem-se para ouvir notícias de pancadaria e extrema violência contra LGBT no próximo sábado. Um tribunal da cidade de Khimki confirmou a proibição da Parada Gay de Moscou, mas os organizadores disseram que o evento vai às ruas do mesmo jeito, às 13h do sábado.

Nikolai Alekseev, cofundador da parada, disse que vai recorrer ao Tribunal Regional de Moscou, na segunda-feira. A parada e qualquer manifestação a respeito dos direitos LGBT foram proibidos por uma lei de 2012 nos próximos 100 anos!

Alekseev afirma que recebeu uma carta do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos negando um pedido para intervir junto às autoridades russas para permitir que o Parada Gay de Moscou acontecesse.

“Se eu ou qualquer outra pessoa formos mortos ou feridos no Orgulho Gay, no sábado, 25 de maio, o sangue também estará nas mãos do Chefe do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e juízes”, bradou o ativista.

Já o Conselho da Europa pediu que a Rússia garantisse a liberdade de expressão e de manifestação dos LGBT. O país já é considerado um dos mais homofóbicos do mundo, estando lado a lado a nações africanas.

fonte: ParouTudo

Lucas Malvacini, amante de Félix em ‘Amor à Vida’: “Não tenho medo de ficar com fama de gay”

Ex-Mister Brasil, que agora investe na carreira de ator, fala do papel de amante de Félix, personagem de Mateus Solano em ‘Amor à Vida’.

Lucas MalvaciniLucas Malvacini, 23 anos, ganhou fama ao vencer o concurso de Mister Brasil, em 2011. Depois de deixar o posto de homem mais bonito do país, ele investiu na carreira de ator e agora conquistou o papel de Anjinho - como é chamado o amante misterioso de Félix, personagem vivido por Mateus Solano.

“Fiz um teste como um personagem que seria um médico, mas depois fui chamado para essa participação como namorado misterioso do Félix. Torço para que tenha continuidade, mas se não tiver, já sou muito grato ao Walcyr Carrasco”, disse ele sobre a cena que foi ao ar na quarta-feira, 22.

Segundo Lucas, ao saber do papel que faria na trama das 21h, não teve receio de que isso pudesse se converter em preconceito do público.

“Acho que as pessoas têm consciência do que é ficção e do que é realidade. Na época do Mister Brasil, ouvia algumas insinuações, mas não me importava. Acho que só tem preconceito onde não tem informação, e a novela ajuda justamente a informar as pessoas. Além disso, como ator, não posso nem quero escolher papel. Quero me sentir motivado por um personagem, mostrar o ator que eu sou, sem preconceitos. Não tenho medo de ficar com fama de gay”, diz Lucas, que está namorando no momento e já teve um relacionamento com Bárbara Evans.  "Estou namorando, e ela não se importaria se rolasse  um beijo em cena. Tem ciúmes, mas sabe que é meu trabalho", diz ele, acrescentando que a reação seria a mesma se fosse o caso de um beijo gay na trama. “Não tenho a pretensão de protagonizar essa cena, que talvez nem seja o interesse da novela. Mas faria se fosse necessário”, completa.

Antes de “Amor à Vida”, Lucas também fez participação em “O Astro”, de 2011, e participou da encenação de “A Paixão de Cristo”. O ator também emendou vários trabalhos como modelo e fez participação no clipe "Sou como sou" de Preta Gil.

Lucas Malvacini 02

fonte: EGO

Ucrânia: Tribunal proíbe Parada do Orgulho Gay em Kiev

Um tribunal de Kiev proibiu nesta quinta-feira, a pedido da Prefeitura, a realização de uma Parada do Orgulho Gay convocada para o próximo sábado na capital ucraniana.

A decisão judicial, segundo o jornal digital 'Korrespondent.net', proíbe além disso a realização de qualquer ato público que não faça parte do programa oficial do Dia da Cidade, que Kiev celebra neste ano em 25 de maio.

Ativistas do KievPride-2013, a organização que convoca a marcha, anunciaram o propósito de recorrer à proibição em instâncias judiciais superiores.

Caso o recurso não prospere, a Kiev-Pride-2013 desconvocará a marcha.

'Não vamos atuar fora da lei. Estamos dispostos a colaborar com as autoridades e a polícia', disse um porta-voz dessa organização.

fonte: G1

“Não pode ter espaço só para heterossexuais”, diz vítima de agressão

O jornalista Fernando Soares, de 39 anos, que foi espancado num bar na Lapa no domingo, diz ter sido mais uma vítima de preconceito sexual

Fernando Soares> Rio de Janeiro: Jornalista é agredido após questionar insulto a gays em bar, diz irmã

A gente foi a um barzinho, na esquina das ruas do Riachuelo e do Resende, no último domingo, para comemorar o aniversário de um amigo. Lá, tinha sinuca e um quarto fechado onde as pessoas podiam participar do karaokê. Eu saí para ir ao banheiro e, quando voltei, três rapazes bem fortes e musculosos estavam sentados perto da porta. Eles diziam que não toleravam veadagem, e um deles me chamou de veadinho. Olhei para ele e falei assim: “Olha, que preconceito é esse?”. Eles já levantaram me socando. A partir daí, eu já não vi mais nada. Caí, bati com a cabeça e desmaiei. Fui levado pelos amigos para um hospital.

fonte: O Globo

Paraná: Vereadora do partido de Feliciano pede mapeamento da homofobia em Curitiba

Após denúncias de militantes da causa LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) de que não existem estatísticas sobre o perfil dos autores de crimes de gênero em Curitiba (PR), a vereadora Carla Pimentel (PSC), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara da cidade, emitiu ementa nesta quarta-feira pedindo a adequação do mapeamento feito pela Guarda Municipal.

"O objetivo é que tenhamos um espelhamento da realidade sobre os crimes de gênero. Só assim conseguiremos traçar providências efetivas na repressão a esse tipo de violência. Precisamos saber quem são os homofóbicos? Por que matam essas minorias? São gangues? Em que situação esses crimes acontecem? Com a adequação do sistema já existente, vai ficar mais fácil até dar mais segurança a essa população", disse a vereadora.

Carla é do mesmo partido do deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara Federal, acusado de homofobia pelo movimento LGBT. "Fala-se muito que os crentes são homofóbicos. Mas o povo de Deus é um povo de paz. Com esse levantamento vamos saber exatamente quem realmente promove o ódio contra essa minoria", justificou.

O diretor da Guarda Municipal, inspetor Frederico, se comprometeu a incluir no relatório de registro de ocorrência a informação sobre o crime de gênero pedido pela vereadora. "Podemos adequar nossa ferramenta já existente e a partir de agora registrar os crimes de gênero", disse.

fonte: Terra

São Paulo: Polícia aumentará segurança na Parada Gay

Parada contará com 400 policiais a mais que em 2012

Parada Gay São PauloApós o número ato de violência na Virada Cultural, no último fim de semana em São Paulo, a polícia afirmou que aumentará a segurança na 17ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, no domingo, 2 de junho.

O efetivo da PM passará de 1.200 – do evento de 2012 – para 1.600 neste ano. A polícia também usará plataformas elevadas instaladas sobre os carros para uma melhor visão do trajeto.

O tema da parada este ano é “Para o armário nunca mais! União e Conscientização na luta contra a homofobia”. O evento começa às 12h, em frente ao Masp, na Avenida Paulista.

fonte: ParouTudo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...