segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pará: MPF investiga se ativistas LGBT foram agredidos em evento com Feliciano

Deputado mandou polícia prender manifestantes LGBT

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para apurar as denúncias de agressões contra ativistas LGBT que protestavam durante evento da igreja Assembleia de Deus, em Santarém, no oeste do Pará, no último dia 29.

As agressões teriam ocorrido no momento em que o pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) celebrava um culto. Revoltado com os militantes, que para protestar abriram uma bandeira com as cores LGBT, o parlamentar pediu que a Polícia Militar intervisse e os prendesse.

Antes da intervenção da polícia, seguranças do evento foram até os manifestantes e, de acordo com relatos dos ativistas, os agrediram com tapas, socos e armas de choque. Os policiais miliares chegaram somente depois e, segundo os manifestantes, usaram força desproporcional contra eles. Três militantes foram presos, entre eles um que filmava os acontecimentos.

Em nota, o MPF afirmou que irá pedir a identificação dos policiais que participaram da segurança do evento e ouvirá os manifestantes. A Procuradoria também requisitou laudos dos exames de corpo de delito realizados após as agressões.

Outro lado
Por volta de 18h15, a reportagem entrou em contato com o responsável pelo setor de comunicação da PM, mas ele afirmou que não seria possível emitir um posicionamento da corporação em função do fim do expediente.

A assessoria do deputado também foi procurada e afirmou que Feliciano só poderá falar sobre o episódio amanhã, pois hoje está com a família. A reportagem não conseguiu localizar representantes da Assembleia de Deus em Santarém.

fonte: UOL

México: Primeiro prefeito gay quebra tabu no país

Cantor e empresário de 47 anos vence em Fresnillo com agenda contra a pobreza e a violência

Benjamin MedranoFresnillo é o município mais importante do estado de Zacatecas, no centro do México. De clima seco, a região é conhecida pela atividade mineradora e a tradição rural. Na cidade de 230 mil habitantes, os homens circulam com chapéus e botas de couro. A violência aumentou nos últimos anos, com a disputa entre o cartel do Golfo e os Zetas pelo comando do tráfico de drogas local. Mas, desde as eleições municipais, em julho, Fresnillo chama a atenção do país por um nome: Benjamín Medrano, empresário e político de 47 anos que transformou-se no primeiro prefeito abertamente gay no México.

A eleição surpreendeu numa nação tradicionalmente católica e de cultura machista. E mais pelo município em que Medrano foi eleito, onde isso seria aparentemente menos provável do que em metrópoles mais progressistas como a Cidade do México — em que o casamento gay foi legalizado há quatro anos.

Preconceito na campanha
Medrano não busca explicações. Diz que conseguiu 42.147 votos — contra quase 38 mil de Saúl Monreal, do Partido do Trabalho, e cuja família detinha o poder local há 15 anos — com uma campanha limpa, sem esconder sua orientação sexual, embora tampouco amparada somente na bandeira gay.

- Não esperava essa repercussão. É uma conquista não só por minha orientação sexual, mas pela oportunidade de transformar o município. De que se respeitem formas diferentes de pensar. Não quer dizer que vou abrir dezenas de bares gays, nem me vestir de mulher e colocar cílios postiços, como espalharam meus oponentes. Minha eleição abre um precedente. É uma responsabilidade - admite.

Medrano não é novato na política. Advogado, foi síndico da cidade (cargo mais importante depois do prefeito), prefeito interino, deputado. Entrou neste mundo há 20 anos, animado pela experiência à frente do sindicato estatal de músicos de Zacatecas. A fama conquistada no campo artístico, acredita, ajudou-o a despertar simpatia e conquistar votos. Tem cinco CDs lançados, de baladas e ranchera, estilo tradicional de regiões rurais. Ficou conhecido em apresentações em feiras e festivais pelo México e os Estados Unidos. Já gravou um sexto CD, à espera de lançamento. Além disso, é dono de dois bares gays, em Fresnillo e na cidade de Zacatecas. Atividades que deixará em segundo plano, ao menos por enquanto, jogado na berlinda pelo ineditismo de sua eleição para prefeito.

- Sem dúvida é um feito histórico. Até então os gays que chegaram a um cargo público foram por votação plurinominal, do partido, e não por eleição popular. Em 2009, houve um candidato abertamente gay a prefeito em Guadalajara, mas ele terminou em quarto lugar - conta o analista político Genaro Lozano.

O especialista do Instituto Tecnológico Autônomo do México (Itam) destaca, porém, que Medrano ainda terá de provar a importância de sua vitória para o movimento gay. Ele recorda que, nas primeiras declarações à imprensa, o prefeito eleito disse ser contra causas históricas do ativismo gay, como o casamento.

- Ele disse que a população não estava pronta, mas uma pesquisa do Conselho Nacional de Prevenção da Discriminação aponta que a aceitação da homossexualidade em Zacatecas é uma das mais altas do país. Há uma expectativa de que ele não se limite a ser apenas o primeiro prefeito gay do México, mas também defenda seus direitos - observa Lozano.

Medrano rebate que não é contra o casamento gay. Solteiro, diz que apoia a causa, mas que só se casaria se a união fosse legal em sua cidade - o que depende dos legisladores, ressalta -, “para não afrontar a população tradicionalmente arraigada ao catolicismo” em Fresnillo. Sua orientação sexual, lembra, foi explorada pelos rivais contra sua campanha:

- Não podiam me acusar de ladrão, nem de conivência com o narcotráfico. Então atacaram minha orientação sexual. Andavam com carros de som gritando que eu tinha abusado de crianças. Diziam que gay não podia governar, que essa era terra de homens.

Apesar do preconceito, Medrano assume que sua agenda não está concentrada, a princípio, no movimento gay. Se, por um lado, isso pode ter ajudado a aumentar sua aceitação entre os eleitores conservadores, ele explica que Fresnillo tem necessidades mais urgentes.

- Os gays não são a população mais vulnerável da cidade. Somos produtivos, temos negócios. Vivo num povoado pobre, com 50 mil mães solteiras, com jovens que são atraídos pelo narcotráfico. São eles que atenderei primeiro - diz.

Dia da independência
Uma das prioridades, explica, será apoiar a implantação do comando único da polícia, projeto que busca unificar as polícias do México para combater a corrupção que contamina as forças municipais. Para isso, aposta na parceria com os governos estatal e federal, comandados, como será em Fresnillo, pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI).

- Nunca escondi ser gay. Mostrarei a cara sempre. Não é o chapéu que torna o homem mais macho. Macho é quem usa a inteligência para ser um homem melhor. Tomarei posse no dia mais importante do México, 15 de setembro, o dia da independência. Será o meu dia - afirma.

fonte: O Globo

Uruguai: País celebra a primeira união gay

Cerimônia foi realizada ‘in extremis’, um dos noivos está com câncer em fase terminal

Sergio Miranda e Rodrigo BordaO primeiro casamento gay do Uruguai teve uma dose extra de emoção. Com um dos noivos enfrentando um câncer em estágio terminal, o Registro Oficial de Montevidéu dispensou os dez dias necessários de tramitação dos documentos e realizou nesta segunda-feira, primeiro dia de vigência da lei de matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, a união entre Sergio Miranda e Rodrigo Borda.

Os noivos chegaram ao cartório antes mesmo que as portas se abrissem. Miranda e Borda são jornalistas e vivem juntos há 14 anos. O diretor do Registro Oficial, Adolfo Orellano, contou ao “El Observador” que a doença de um deles levou à realização do casamento “in extremis” - quando as condições de saúde de um dos noivos não permitem que se realize o trâmite normal e fica condicionado à validação posterior. Orellano, no entanto, não revelou qual dos noivos estava doente.

Enquanto aguardavam para ser atendidos, Miranda e Borda atenderam a jornalistas locais e internacionais. Os dois são editores da revista Friendly Map, que é voltada ao público gay.

- Nos sentimos bem. A partir de hoje, começa-se a aplicar uma lei que elimina a discriminação. Ainda há muito para se fazer pelos direitos de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais - disse Miranda.

Os dois foram os únicos que se apresentaram hoje para entrar com o pedido de registro de união. A lei foi aprovada pelo Parlamento uruguaio no último dia 10 de abril. A mãe de Borda comemorou a união.

- Para mim é uma alegria. Sinto que meu filho está feliz, realizado, que essa é a opção da sua vida. Isso era impensável há alguns anos - explicou Susana Charrié.

O governo de José Mujica apoiou, nos últimos meses, uma série de leis liberais no Uruguai, como a descriminalização do aborto e o projeto de legalização da maconha, que deve passar em breve pelo Senado, onde tem votos para ser aprovado.

fonte: O Globo

Historiador relata que Igreja Católica realizava casamento gay

Igreja tentou apagar da história seu próprio passado

igreja casamento gayLançado há 19 anos, um livro polêmico e que muito nos interessa ganha versão digital no próximo mês. Escrito por John Boswell, “Uniões do Mesmo Sexo na Europa Pré-Moderna” mostra que a Igreja Católica, que hoje combate o casamento gay, celebrava uniões homossexuais por volta de 100 d.C.

O historiador, que morreu um ano após o lançamento do livro, analisou dezenas de registros e documentos de cerimônias da época e constatou que as uniões gays eram muito, muito parecidas com as cerimônias que celebravam uniões héteros. Um detalhe: ele não encontrou registro de uniões lésbicas, somente entre homens.

Segundo a publicação, na época as uniões não eram baseadas na procriação e sim em partilhas de bens. Tudo mudou no ano 1200 quando a Igreja Católica determinou outro foco para o casamento e teria feito um tremendo esforço para apagar as uniões do passado. O livro apenas apresenta os fatos e pede que os leitores tirem suas próprias conclusões.

fonte: ParouTudo

Mato Grosso: Antes de ser morto, professor protestou na web contra homofobia

Delegado investiga crime de latrocínio contra vítima. Professor era homossexual e foi assassinado dentro de residência.

Horas antes de ser assassinado em Cuiabá, o professor Pedro Araújo, de 52 anos, usou a rede social para protestar contra a violência e agressões sofridas por homossexuais. Na página do seu perfil, na web, ele postou uma imagem com três fotos de jovens espancados em atos homofóbicos, com a frase “Estes jovens foram espancados apenas por serem gays. Diga não à homofobia”.

A publicação ocorreu no sábado (3) e o professor foi encontrado morto no domingo (4), dentro da própria residência, um condomínio no Bairro Recanto dos Pássaros. Uma moradora tinha a chave da casa e estranhou o desaparecimento do professor durante todo o dia. Na noite de domingo, ela decidiu entrar no local e encontrou a vítima amordaçada, com os pés e as mãos amarrados. O corpo estava no chão, dentro do quarto. Ele apresentava ter sido estrangulado ou asfixiado.

Um boletim foi registrado pela Polícia Militar que informou que a vítima era homossexual. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). O delegado Antônio Carlos Garcia, responsável pelo inquérito, disse que o suspeito é um jovem de aproximadamente 18 anos e que foi visto por moradores saindo da residência no domingo, por volta das 6h30.

O jovem utilizou o carro da vítima para deixar o local. “Diversas testemunhas relataram que viram um rapaz deixando a casa, logo cedo. O local foi encontrado revirado, com vários objetos espalhados pela casa. Alguns estavam em uma sacola preparados para serem levados. Mas acho que o suspeito ficou com receio pela movimentação de pessoas e acabou deixando na sala. Por isso o caso passou de homicídio para latrocínio”, declarou o delegado.

Ainda não há informações sobre a identificação do suspeito. O delegado ressalta que está apurando se o rapaz seria um garoto de programa contratado pelo professor ou alguém com quem ele já vinha mantendo relacionamento. No entanto, informou que o garoto já foi visto outras vezes saindo da residência da vítima. De acordo com o delegado, a equipe de perícia conseguiu recolher fragmentos de impressões digitais para a possível comparação com algum suspeito. As buscas pelo veículo também estão sendo realizadas e até a publicação desta matéria ainda não havia sido localizado.

O delegado Antônio Garcia solicitou ainda informações da direção da escola a qual o professor trabalhava para verificar se o suspeito pode ser um possível aluno. Familiares informaram que o corpo do professor será enterrado em Sinop, a 503 km de Cuiabá.

Casos semelhantes
Em janeiro deste ano, um caso parecido foi registrado pela polícia. O professor Iltomar Rodrigues de Moraes, de 50 anos, etava desaparecido desde o dia 27 e foi encontrado morto no dia 30 do mesmo mês em um matagal  próximo à MT-010, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. Conforme as investigações, ele teria sido morto a facadas por um garoto de programa de 19 anos.

No dia 14 de março um dançarino de 38 anos também foi morto a facadas no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Na ocasião, um rapaz de 18 anos foi preso. Ele disse ter sido contratado para fazer um programa com a vítima e houve desentendimento. Durante a discussão, ele pegou uma faca e desferiu alguns golpes contra o dançarino.

fonte: G1

Glória Pires sobre a personagem de Flores Raras: “Esperei 17 anos pelo papel de lésbica”

Miranda Otto em cena com Glória Pires: poeta norte-americana se envolve com arquiteta brasileira no Rio de Janeiro

Glória Pires Flores RarasIntérprete da arquiteta Lota de Macedo Soares que se apaixona pela poeta Elizabeth Bishop no longa “Flores Raras”, Glória Pires disse que há 17 anos esperava por esse papel, a primeira personagem lésbica de sua carreira.

“O fato de ser uma personagem homossexual não foi problema, foi uma solução. Tem 40 e poucos anos que trabalho como atriz, maior parte fazendo telenovelas. Sempre tentei fugir às regras, mas você sempre acaba enquadrado, no bom e no mau sentido. Quando esse convite veio para mim, eu dei pulos. Foram 17 anos esperando esse filme acontecer. Foi um presente”, contou Glória durante coletiva para a imprensa nesta segunda-feira, 05, em São Paulo.

A atriz também acredita que o filme – que estreia no próximo dia 16 de agosto – veio na hora certa. “O filme vem em um momento importante. A discussão já está aberta e é um tema que vem sendo discutido intensamente. Acho que o filme vem acrescentar. Mostra as duas em uma vida comum. Desmistifica um pouco esse universo gay. São pessoas comuns que têm anseios, medos, seres humanos. É interessante o tempo em que o filme acontece”, afirmou.

fonte: ParouTudo

Polêmica quanto à ‘propaganda homossexual’ faz ministra alemã incentivar boicote a Sochi 2014

Leutheusser-SchnarrenbergerA ministra de Justiça alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, incentivou indiretamente o boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, devido às leis contra os homossexuais que existem na Rússia.

"Ninguém é obrigado a participar", disse Leutheusser-Schnarrenberger em declarações publicadas na revista Der Spiegel da próxima semana. "Cada político tem que refletir como tomar uma posição frente a esta política de exclusão de minorias", declarou.

Na Rússia, há dúvidas se a "lei contra a propaganda homossexual" será aplicada durante os Jogos de Sochi. Representantes do COI contaram que existem garantias de parte do governo russo de que os participantes da competição estarão eximidos da proibição que existe contra a "propaganda homossexual".

No entanto, o ministro dos Esportes russo, Vitali Mutko, falou que os esportistas também terão que cumprir a lei.

Na Rússia, qualquer alusão a relações homossexuais na presença de menores de idade está sujeita à punição, o que, na opinião de Leutheusser-Schnarrenberger, viola a Convenção Europeia de Direitos Humanos.

fonte: ESPN

Ator de 007 assume que é gay e casado há um ano

Ben Whishaw vive com o marido em parceria civil desde agosto de 2012

Ben WhishawO agente de Ben Whishaw pôs um fim às especulações sobre a orientação sexual do ator afirmando, na noite de sábado, 03, que Whishaw é gay e casado há um ano com o compositor australiano Mark Bradshaw.

“Posso confirmar que Ben e Mark estabeleceram uma parceria civil em agosto de 2012. Eles tiveram orgulho de fazê-la e estão muito felizes”, revelou seu representante.

E concluiu: “Ben nunca escondeu sua sexualidade, mas como muitos atores, ele prefere não discutir a sua família ou a vida fora do seu trabalho”.

O ator britânico de 32 anos alcançou a fama em Hollywood com “Perfume – A História de um Assassino” (2006) e recentemente interpretou o chefe de pesquisa do MI6 chamado Q no longa do agente 007, “Skyfall”. Ele repetirá o personagem no próximo filme da franquia, “Bond 24″.

Ben Whishaw and Daniel Craig

fonte: ParouTudo

Larissa e Lili Maestrini, do vôlei de praia, se casam com festão no Ceará

Lili e Larissa 01Depois de tornar público o relacionamento, Larissa França e Lili Maestrini, do vôlei de praia, se casaram. A cerimônia ocorreu na noite de sábado, na praia do Porto das Dunas, onde fica o Beach Park, famoso parque aquático em Fortaleza, no Ceará. As duas usaram vestido branco e carregaram um buquê.

O evento contou com a presença de familiares e amigos do casal. As fotos foram postadas por Lili em seu perfil no Facebook. A jogadora de 25 anos não segurou a emoção e escreveu “Amo mto!!!” em sua conta.

Larissa, já aposentada das areias, e Lili estão juntas há mais de dois anos. No último dia 10, aniversário do namoro, elas se declararam pela internet e tornaram público o romance.

Lili e Larissa 02“Hoje é nosso dia, paixão!! Momentos maravilhosos e inesquecíveis! Deus é maravilhoso comigo, agradeço a ele todos os dias por ter me dado você. Vivemos, aprendemos, crescemos, brincamos, sorrimos... E o mais importante é que em todos esses momentos você estava comigo. Te amo cada dia mais e tenho muito orgulho de ser sua namorada. Você é maravilhosa!!! Se cuida pra mim, tá? Beijos”, escreveu Larissa na época.

fonte: Extra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...