quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rio de Janeiro: Governo capacita 800 PMs para atendimento ao público LGBT

As secretarias de Assistência Social e Segurança concluíram, nesta quarta-feira (17), um projeto-piloto de capacitação de policiais militares voltado ao atendimento da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). 

O ciclo de palestras que qualificou 800 PMs dos 19º e 23º BPMs, ambos na Zona Sul, faz parte de uma iniciativa que pretende formar aproximadamente 4 mil policiais militares e civis em todo o estado, entre junho e dezembro. 

Com o nome de Jornada de Segurança Pública e Cidadania LGBT, o projeto tem lançamento previsto para o dia 4 de junho.

Cerca de 60 policiais do 23º BPM – que compreende os bairros de Ipanema, São Conrado, Gávea, Jardim Botânico e Leblon – participaram do último encontro do ciclo de palestras de formação para o atendimento ao público LGBT. No total, 600 profissionais da unidade foram qualificados no curso que tratou de temas como Procedimentos de Abordagem Policial, Questões de Preconceito e Discriminação e Atendimento ao Cidadão. Duzentos PMs do 19º Batalhão (Copacabana e Leme) já haviam concluído a capacitação.

fonte: Jornal do Brasil

Bahia: Suspeitos de matar estudande gay são presos

Policia prende em Salvador dois suspeitos de matar estudante com golpe de paralelepípedo

Ricardo Hohlennerger dos SantosRicardo Hohlennerger dos Santos, 25 anos, acusado de participar do assassinato do estudante de Produção Cultural da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Itamar Ferreira Souza, também de 25 anos, foi apresentado na tarde do último domingo, 14 de abril, pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em Salvador. Ricardo foi preso em flagrante na madrugada de domingo no Largo dos Aflitos. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido na Estação da Lapa.

Até a noite de domingo, uma mulher identificada como Scarlet e um homem conhecido como Índio, também suspeitos, continuavam foragidos. Segundo a delegada Simone Moutinho, titular da 3ª Delegacia de Homicídios (BTS), antes do crime, o estudante e um amigo, o eletricista Edmilson Santos de Oliveira, 42 anos, estavam bebendo em um bar no Beco dos Artistas.

“Ao receberem a voz de assalto, os dois reagiram e levaram socos e pontapés até desmaiar”, detalhou o diretor do DHPP, delegado Jorge Figueiredo. Ainda segundo a polícia, acreditando que Itamar e Edmilson já estavam mortos, o grupo decidiu jogar os corpos na fonte. “Edmilson permaneceu desacordado com a cabeça para fora da água e sobreviveu”, explicou a delegada.

Itamar, por sua vez, teria recobrado a consciência e foi atingido por um paralelepípedo na cabeça. “Segundo Ricardo, o menor quem atirou a pedra, que provavelmente foi o golpe fatal”, completou Simone. A polícia descarta a hipótese de crime homofóbico. Os quatro roubaram dois celulares, um relógio e R$ 1,80 das vítimas.

O grupo vai responder por latrocínio (roubo seguido de morte), cuja pena é de até 30 anos de prisão. O menor ficará detido no máximo por três anos. Ricardo já tinha passagens pela polícia por roubo e destruição do patrimônio público. “Eu estou arrependido, mas não matei ninguém. Eu só queria o relógio”, disse o acusado.
Além de Scarlet e Índio, a polícia procura por Edmilson para ouvir a versão dele. “Ele ainda não apareceu em casa desde o ocorrido”, contou o delegado, alegando que o eletricista é casado e tem filhos.

fonte: MixBrasil

França: Presidente denuncia atos homofóbicos em bar

Hollande diz que direito de se manifestar não deve resultar em ataques. Assembleia Nacional examina projeto de lei que autoriza o casamento gay.

França janela quebrada de um bar gay em LilleA tensão aumenta na França ao se aproximar a data da adoção da lei que autoriza o casamento entre pessoas de mesmo sexo, o que levou o presidente François Hollande a denunciar nesta quinta-feira (18) os violentos atos homofóbicos depois dos novos choques registrados em uma manifestação na véspera e uma agressão ocorrida em um bar gay.

"Há atos homofóbicos. Foram cometidos atos violentos", denunciou Holland, assinalando que o direito de se manifestar não deve "degenerar em ataques aos bens públicos nem às pessoas".

O presidente pediu que as "manifestações transcorram pacificamente e que não se impeça que os parlamentares façam seu trabalho".

A Assembleia Nacional (Câmara Baixa) examina em segunda leitura desde quarta-feira (17) o projeto de lei que autoriza o casamento gay, cuja adoção definitiva está prevista para a próxima terça-feira.

Nesta quinta, a tensão dos debates fez com a sessão fosse suspensa.

Manifestantes contrários ao casamento homossexual e à adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo voltaram a protestar em Paris, na quarta-feira à noite, nas proximidades da Assembleia Nacional.

Esse foi o segundo dia consecutivo de protesto e terminou em confusão.

Pelo menos 2.400 pessoas, segundo a polícia, e 8.000, de acordo com os organizadores, compareceram ao ato convocado pelo grupo Manif pour Tous (Manifestação para todos).

Os manifestantes lançaram rojões, garrafas e pedras contra as forças policiais e quebraram os vidros de um carro. Os agentes responderam com gás lacrimogêneo.

fonte: G1

Mato Grosso do Sul: Pela primeira vez em 11 anos, Campo Grande não terá Parada Gay

Ativistas resolveram criar um evento ativista mais politizado e cancelar a Parada

Pela primeira vez, em 11 anos, Campo Grande não terá a parada gay. A entidade que promove o evento, preferiu neste ano produzir ações mais profundas e politizadas, focadas em palestras, discussões de políticas públicas e debates acerca dos problemas enfrentados pela comunidade LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes), e cancelou a Parada. 

A Parada Gay de Campo Grande atraía cerca de 30 mil pessoas a cada edição. “A parada é um dia de orgulho à luta e às conquistas, mas esse ano, com a eleição do Marcos Feliciano [PSC-SP], não tem muito o que comemorar”, afirmou Cris Stefanny, uma das integrantes da entidade que organiza o evento.

“As coisas tem ficado cada vez pior. O que a gente tinha avançado no governo Lula retrocedemos no governo Dilma. Temos um PT, mas duas medidas diferentes” acrescentou. “É muito mais fácil a gente sentar, agregar um grupo para conscientização e militância do que fazer a parada aonde a maioria não vai comprometida com o movimento, mas com a parte festiva”, disse. “A gente sabe que o público não vai ser o mesmo, mas se você atingir 100 pessoas em uma formação política você estará formando 100 pessoas que vai reproduzir isso”, disse. Na parada, completou, por mais que se tente politizar o evento, “90% dos que vão estar ali não vão fazer isso”, declarou.

“Cadê o povo LGBT, a sociedade LGBT, só existe quando tem parada?”, ela questiona, antecipadamente.

fonte: MixBrasil

"A pedofilia cria uma geração de homossexuais e milhares de travestis", diz o senador Magno Malta

Plenário do Senado 	A ignorância de certos parlamentares parece não ter limites. Durante a CPI da Pedofilia, o senador Magno Malta (PR-ES) voltou a declarar absurdos com relação a sexualidade ligada às vítimas de abusos sexuais na infância.

Em entrevista ao site SRZD, o senador declarou que a pedofilia com certeza é "o motivo para que alguém se torne travesti".

"Quando a gente encontra um jovem travesti, com certeza é uma vítima da pedofilia. A criança abusada pode virar um abusador e começa uma geração de pedófilos. Pedofilia não é propriamente homossexualismo (sic), mas conduz para a mesma prática", declarou Malta.

Segundo o SRZD, o senador disse ainda que o abuso sexual na infância cria uma geração de homossexuais e casais de lésbicas. 

"A pedofilia causa verdadeiramente a desintegração da sociedade criando uma geração de homossexuais, transexuais, casais de lésbicas, gays e milhares de travestis, gerando um grande universo de prostituição e desvio de conduta", declarou.

É com esse pensamento que o senador pretende concorrer ao governo do estado do Espírito Santo em 2014, ou, pior, à presidência da República.

"Minha candidatura não é brincadeira, ela é real. Faltam 15 meses para as eleições, então não vou abrir agora a minha posição para não atrapalhar o andamento dos planos, mas no ano que vem eu sou candidato, ou à presidência da República ou ao governo do Espírito Santo”, afirmou Magno Malta

fonte: A Capa

Austrália: Primeira-ministra descarta aprovação do casamento gay

Julia GillardComo o mundalternativo noticiou nesta semana, a Nova Zelândia se tornou o 13º país em todo o mundo e o primeiro na Ásia-Pacífico, a permitir o casamento entre homossexuais.

> Nova Zelândia: Parlamento aprova casamento gay

Devido a repercussão, a primeira ministra da Austrália foi questionada se o país não irá seguir o mesmo exemplo e aprovar a união entre casais do mesmo sexo. A resposta da primeira-ministra, Julia Gillard, não foi positiva.

"Sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, duvido que vamos acabar concordando, desculpe", declarou.

Em setembro, o parlamento australiano rejeitou um projeto para legalizar o casamento gay com 98 votos contra e 42 a favor. O candidato às eleições deste ano Tony Abbott, ao lado da primeira-ministra, foram fortes opositores à aprovação da medida.

fonte: A Capa

Chile: Michelle Bachelet promete lutar pelo casamento gay

Candidata já prometeu ajuda aos LGBT antes e não cumpriu quando governou o país

Michelle BacheletPresidente do Chile entre 2006 e 2010, Michelle Bachelet é candidata nas eleições presidenciais deste ano para substituir Sebatián Piñeira. A candidata se comprometeu com a defesa do casamento gay caso vença o pleito.

“Oito anos atrás eu falei sobre as uniões civis e fizemos os preparativos nesse sentido. O mundo evoluiu, eu acho que o Chile tem progredido, e o modelo de família mudou em nosso país”, revelou Michelle ao canal chileno “TVN”.

Entretanto, ativistas chilenos não estão nada confiantes com o que ela diz. Durante sua campanha em 2006, Bachelet também se comprometeu com leis anti-homofóbicas e a parceria civil, por exemplo, e não se empenhou depois. Nenhuma delas avançou no Congresso do País.

fonte: ParouTudo

Deputados pró-LGBT anunciam renúncia da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Erika Kokay (PT-DF) deixará a CMDH

Erika Kokay (PT-DF)Os cinco deputados que fazem oposição a Marco Feliciano (PSC-SP) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias anunciaram, nesta quarta-feira, 17, que vão renunciar.

Os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ), Domingos Dutra (PT-MA), Érika Kokay (PT-DF), Luiza Erundina (PSB-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ) decidiram em conjunto entregar suas vagas.

“É melhor a gente fortalecer a Frente [Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, criada como contraponto à comissão], fortalecer outros espaços que o regimento da Câmara nos garante, do que ficar num ringue permanente na Comissão de Direitos Humanos”, disse Dutra, à “Folha.com”.

fonte: ParouTudo

Mato Grosso: Estudantes héteros andam de mãos dadas e foto bomba nas redes sociais

Mato Grosso Nelson e MarcosOs jovens Nelson Junior e Marcos Renne resolveram sair de mãos dadas do colégio onde estudam, a Escola Estadual Apolônio B. de Melo, em Paranatinga, interior de Mato Grosso.

O momento foi registrado e os meninos divulgaram a imagem nas redes sociais. Em menos de duas horas, o post tinha 9 mil "curtidas" e 1500  comentários.

Com a repercussão, Nelson Junior resolveu explicar a foto.

"Galera, vou esclarecer o que está acontecendo. Estava eu e os moleques da minha sala comentando sobre como a sociedade é besta ao falar que gays não são gente, não gostarem e não os aceitarem na sociedade. Não sou gay, tenho namorada, o Marcos não é gay, ele tem namorada, mas a gente resolveu andar de mãos dadas para dizer não ao preconceito. Aí um amigo tirou uma foto e resolvi postar. Nem sabia que daria isso tudo de curtidas e comentários, mas obrigado por vocês serem pessoas dignas e que sabem que a felicidade é a base de tudo", escreveu o estudante.

Em tempos de tantas declarações de ódio e preconceito contra os homossexuais, os meninos deram um exemplo de cidadania.

fonte: A Capa

Bahia: Deputado diz que gays são culpados por atentados em Boston

deputado estadual Isidório de Santana (PSB-BA)Tem gente que não perde a oportunidade de ficar calado. O deputado e pastor Isidório de Santana (PSB - BA), assim como alguns fundamentalistas norte-americanos, resolveu colocar a culpa de desastres naturais e atentados na comunidade gay.

Em entrevista ao jornal "A Tarde", Isidório, que se diz ex-gay, declarou que por conta dos avanços dos homossexuais, Deus estaria ficando irritado e castigando a Terra.

"A Bíblia fala que, se nos últimos tempos se multiplicasse a iniquidade, aconteceria esses fenômenos. Foi só Barack Obama começar a falar em casamento gay que o bicho começou a pegar, atentado em Boston, ameaça de Coreia do Norte...", disse o deputado.

O pastor se alonga em descrever todos os desastres causados pelos gays e lésbicas. "Uma cidade como São Paulo, estruturada debaixo dágua, fragilizada por um pouco de chuva? Vá lá viadagem, se bote contra Deus. A seca vai ampliar e não tem governo, não tem política nem partido que dê jeito".

O deputado afirma ainda que a maioria dos parlamentares na Assembléia Legislativa é contra os homossexuais. "Maioria absoluta. Mas, se o senhor for com um papel com um projeto pró-viadagem, todos eles assinam, com exceção dos homens e mulheres de Deus".

Isidório contou também que quando "era gay" só fazia sexo dopado ou bêbado. "São é que eu não estava. No mínimo, cheio de demônio, estava com visão, para eu querer macho em cima de minhas costas...".

fonte: A Capa

Paraguai: Candidato à presidência compara gays a macacos

Homofóbico acha que o casamento gay inauguraria o fim do mundo

Paraguay ElectionEnquanto no Chile a candidata Michelle Bachelet defende os direitos LGBT e o Uruguai e a Argentina já legalizaram o casamento gay, o Paraguai apresenta uma lamentável eleição à presidência.

Durante uma entrevista a uma rádio do país, Horacio Cartes, que lidera as pesquisas para as eleições no próximo domingo, 21, comparou gays a macacos e disse que a igualdade no casamento seria inaugurar o fim do mundo.

Perguntado o que faria se seu filho de 28 anos quisesse se casar com outro homem, o candidato saiu-se com essa: “Eu atiraria nas minhas próprias bolas, porque eu não concordo.”

Seu principal oponente, Efraín Alegre, também não é favorável à união homo, mas condenou as declarações do rival e disse que o assunto é algo que deve ser discutido na sociedade.

fonte: ParouTudo

Estudo sugere que homem bissexual sente mais ciúme de mulher

Foram avaliados 134 bissexuais, sendo 84 mulheres e 50 homens. Ciúme pode ter origem evolutiva e ligação com reprodução, diz pesquisa.

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia em Schuylkill, nos Estados Unidos, sugere que homens bissexuais que se relacionam com mulheres sentem mais ciúmes e temem mais a traição sexual de sua parceira do que nos demais casos de bissexualidade.

O estudo foi publicado no "Journal of Social and Personal Relationships", na última semana. Foram analisados dados de 134 bissexuais, sendo 50 homens e 84 mulheres. Do total avaliado, 23 são homens bissexuais que têm outros homens como parceiros; 27 são homens bissexuais que possuem parceiras; 36 são mulheres bissexuais que têm homens como parceiros e 48 são mulheres bissexuais com parceiras do sexo feminino.

Os voluntários responderam a perguntas sobre como imaginavam-se sendo traídos e o que mais os incomodava na traição. As respostas indicam que 49% dos homens envolvidos com mulheres sentiriam ciúmes e achariam incômodos os aspectos sexuais da traição, contra 16% dos homens que namoram ou têm algum tipo de união com outro homem. Já para mulheres bissexuais, o resultado foi mais próximo: das que namoram outras pessoas do sexo feminino, 25% sentiriam ciúmes e achariam incômodos os aspectos sexuais da traição, contra 17% das que se relacionam com homens.

Todos os voluntários vivem relacionamentos monogâmicos (namoros, casamentos ou outro tipo de união), e responderam às perguntas dos cientistas via internet, com a ajuda de organizações LGBT espalhadas pelos EUA. As idades variavam entre 19 e 68 anos, de acordo com o estudo.

Uma das teorias é que o ciúme pode ter origem evolutiva e estar ligado a preocupações quanto à reprodução, afirmam pesquisadores. Os homens bissexuais que se relacionam com mulheres demonstraram mais medo da traição porque "eles são o único grupo que precisa se preocupar com a incerteza quanto à paternidade dos filhos" que vierem a ser gerados, segundo a hipótese levantada no estudo.

"Apesar da incerteza quanto à paternidade e a ameaça à reprodução serem explicações que fazem sentido, elas não são as únicas potenciais para avaliar os resultados", apontam os cientistas no estudo. "As expectativas sociais também podem ter um papel em como as pessoas reagem diante da infidelidade", ponderam.

Para homens bissexuais que se relacionam com mulheres, pode-se imaginar que eles ficariam mais incomodados com com os aspectos sexuais da traição "porque é isso que a sociedade esperaria deles", afirma a pesquisa.

fonte: G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...