quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estados Unidos: Parada Gay de Minneapolis vai à Justiça contra evangélico homofóbico

Biblia Sagrada Os organizadores da Parada Gay da cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, vão à Justiça tentar proibir que Brian Johnson, um evangélico, compareça às atividades do evento para pregar contra a homossexualidade usando uma Bíblia.

Os organizadores do evento alugaram a área do parque onde vai acontecer a festa e dizem que, por isso, eles têm o direito de vetar a entrada de Johnson.

A sugestão é que ele faça a pregação na rua, que é pública. A administração do local está do lado do evangélico alegando a liberdade de discurso. A decisão final vai ficar a cargo da justiça.

fonte: Cena G

Ensino religioso no Brasil estimula homofobia, diz pesquisa

Livros usados pelas escolas brasileiras pecam pela abordagem discriminatória da homossexualidade

O ensino religioso no Ensino Fundamental brasileiro estimula a homofobia e a intolerância. Foi isso o que concluiu uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília e presente no livro "Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil", lançado nesta semana na Capital Federal. De acordo com a pesquisa, a discriminação contra homossexuais é uma das mais presentes. Foram analisados 25 livros entre os mais usados para Ensino Religioso pelas escolas brasileiras, entre eles títulos das editoras Vida, Moderna, Edições Loyola, Dimensão, Vozes, Saraiva e Paulus Paulinas.

Frequentemente as pessoas homoafetivas são descritas como portadoras de "desvios morais", "doenças físicas ou psicológicas" e "conflitos profundos". Um dos títulos chega a afirmar que "o homossexualismo não se revela natural", enquanto outro apresenta a alunos com idades entre 11 e 15 anos uma bandeira do arco-íris e questiona: "Se isso (o homossexualismo) se tornasse regra, como a humanidade iria se perpetuar?".

Para Débora Diniz, antropóloga e uma das reponsáveis pela pesquisa, "o estímulo à homofobia e a imposição de uma espécie de 'catecismo cristão' em sala de aula são uma constante nas publicações". Já Tatiana Lionço, psicóloga que também participou da análise dos títulos, o grande problema é o fato de o Estado não monitorar o conteúdo dos livros religiosos usados pelas escolas do Brasil. "Não há qualquer tipo de controle. O resultado é a má formação dos alunos", considera. Ainda segundo Tatiana, o modelo do ensino religioso não costumar levar em conta a laicidade do Estado. "Se o Estado deveria ser laico, por que ensinar religião nas escolas? Se a religião for tratada na sala de aula, tem de ser de forma responsável e diversificada", afirma a profissional.

fonte: MixBrasil

Chile: Presidente faz declaração pública de apoio à união civil gay

o presidente do Chile, Sebastían Piñera No dia 14 deste mês, uma segunda-feira, o presidente do Chile, Sebastían Piñera, fez declaração pública e oficial a respeito da união civil gay. Em seu pronunciamento, Piñera disse que em seu país "existem dois milhões de pessoas que vivem em matrimônio sem tê-lo reconhecido". O presidente assegurou que em seu governo ninguém será "discriminado".

Ainda em seu discurso, Piñera afirmou que as pessoas não serão discriminadas por conta de "sua classe social, origem étnica e muito menos por sua preferência sexual ou religiosa". Agora, a base do governo e a oposição irão negociar um novo código a respeito das uniões civis, onde se inclua a união entre pessoas do mesmo sexo. O pronunciamento aconteceu durante o encontro do governo para debater os projetos de lei prioritários a serem encaminhados ao Congresso.

O Movimento de Integração e Liberação do Chile (Movilh) classificou como "histórico" o pronunciamento do presidente. Para os líderes do grupo, Sebastían Piñera "está cumprindo com uma promessa de campanha, que é equiparar as uniões civis gays aos dos heterossexuais".

O Movilh, apesar de considerar uma grande vitória, ressaltou que ainda não está claro se a adoção para casais gays fará parte da nova lei. "A igualdade plena só será atingida pelos casais gays quando tiverem o direito, também, à adoção", declarou a associação.

fonte: A Capa

Vocalista do Green Day protagoniza beijo gay em show na Inglaterra

Bissexual assumido, vocalista do Green Day puxa fã e protagoniza beijo gay em show

Billie mandou ver em cima do palco Com shows marcados no Brasil para outubro, o vocalista e guitarrista do Green Day, Billie Joe, bissexual assumido, surpreendeu sua plateia em um show na semana passada na Inglaterra ao dar um beijo em um fã. Billie gostou da figura e puxou o garoto do meio da plateia para dar um bom beijo nele em cima do palco mesmo, na frente de todo mundo.

Billie assumiu sua bissexualidade em entrevista à revista norte-americana “The Advocate” em 1995. Ele é casado há 16 anos com Adrienne Nesser, com quem tem dois filhos. Em outubro, o Green Day passa por Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

fonte: MixBrasil

Coordenadora Nacional de Políticas LGBT rebate lei que visa proteger heterossexuais

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou projeto de lei que propõe pena com prisão de até 3 anos para quem discriminar os heterossexuais. Segundo Cunha, a ideia é criar um contraponto ao PLC 122 que visa criminalizar atos homofóbicos.

Em entrevista ao portal "R7", o parlamentar disse que deseja evitar a "heterofobia" e também restabelecer "o direito das pessoas de serem normais". A lei do deputado ainda pede que se prendam as pessoas ou estabelecimentos "que impedirem a entrada de heterossexuais em qualquer ambiente, público ou privado". E desde quando heterossexuais são proibidos de permanecerem em qualquer ambiente que seja?

O projeto ainda prevê punições quando casais héteros forem proibidos de manifestar afetos em locais públicos ou privados. O deputado também afirmou à reportagem do "R7" que "há constrangimento" para os heterossexuais que vão a lugares GLS.

Questionada pela reportagem do A Capa a respeito do projeto de lei, Mitchele Meira, coordenadora da Coordenação Nacional de Políticas Públicas LGBT, rebateu o deputado e disse que não existe "coação aos casais heterossexuais". Sobre a afirmativa do deputado de que héteros  são constrangidos em locais GLS, Meira afirmou que "isso não acontece".

Mitchele ressaltou que, se o projeto for ligado à questão da afetividade em locais públicos, é preciso incluir "todos". "Se o projeto de lei estiver ligado à questão da afetividade, vamos sugerir a inclusão de todos: heterossexuais e homossexuais", disse Mitchele, que acrescentou: "Nunca ouvi histórias de héteros que foram agredidos por conta de um beijo em público."

fonte: A Capa

Hebe vai a Las Vegas para entrevistar a diva Cher

Com equipe do SBT, Hebe já agendou a gravação no show de Cher

Hebe Camargo Em sua primeira viagem internacional desde o câncer, a apresentadora Hebe Camargo vai à Las Vegas, nos Estados Unidos, e tenta entrevistar a diva das perucas Cher. O diretor do programa do SBT, Ariel Jacobowitz, entrou em contato com os assessores da cantora americana e acerta os ponteiros para a entrevista nos próximos dias.

De acordo com a coluna Mônica Bergamo, as gravações para o show já estão confirmadas. Agora só falta confirmar a liberação da conversa com Cher. Animada, Hebe aproveitou a viagem para fazer uma homenagem ao falecido marido Lélio. “Vinha a Las Vegas com o meu marido que adorava jogar”, declarou a loira.

cher 4 Para a comunidade gay, Cher é considerada uma das grandes Divas e inspiração para muitas drags. Ao longo da carreira, além da música, se dedicou a trabalhos no cinema e na TV, faturando importantes prêmios, como um Emmy, um Grammy, um Oscar e três Globos de Ouro.
A entrevista ou o show de Cher devem ser exibidos no próximo mês, pelo SBT, durante o Programa Hebe, às 21h15, de segunda-feira.

fonte: MixBrasil

Argentinos pensam que homossexualidade é doença, revela pesquisa

argentina_flag 2 Uma pesquisa feita na Argentina mostrou que 47,7% dos argentinos acham que a homossexualidade é uma doença. O país é conhecido na América Latina por ter uma capital que permite a união homo.

O ativista César Cigliutti diferenciou os tipos de relação que as pessoas possuem com o tema. “Não se pode confundir aceitação com discriminação. Aceitação diz respeito a indivíduos.

A discriminação é uma postura política e cultural a respeito de grandes coletivos. Lutamos contra a discriminação.”

fonte: Cena G

Austrália: Amigos trocam tiros de chumbinho no ânus e vão parar no hospital

Dois amigos do Estado de Vitória, na Austrália, tiveram de passar por uma delicada cirurgia de emergência para retirada de chumbinho no ânus depois de brincarem com uma arma de pressão.
Os amigos usaram um rifle e se desafiaram a testar se o equipamento estava funcionando corretamente.

A polícia local diz que os dois se divertiamem uma tarde de domingo após muitas doses de cerveja.

O combinado foi que cada um deles daria um tiro no outro para checar se o chumbinho seria capaz de cruzar a pele.

Os dois chegaram ao hospital com chumbinhos no ânus e nas pernas.

Assim que melhorarem, os amigos serão interrogados pelas autoridades e um deles – que tinha licença para portar armas – vai ter o seu direito suspenso.

fonte: Cena G

Lady Gaga quer usar corpos de pessoas mortas em show

Lady Gaga Além de suas performances e seus dançarinos, Lady Gaga pretende trazer mais uma novidade para o palco. Segundo o jornal "The Sun", a cantora quer usar corpos de pessoas mortas durante suas apresentações.

Para isso, o cientista alemão Gunther Von Hagens, responsável pela exposição "Corpos", que utiliza técnica de plastificação para manter os tecidos biológicos de pessoas mortas preservados, foi chamado para uma conversa com a cantora.

"Ela é fascinada pelo trabalho de Gunther. Ele cresceu na Alemanha, que é um país que ela ama", disse uma amiga de Lady Gaga à publicação.

Gunther deve se encontrar com a cantora em Nova York, e lá será feito o pedido para que o cientista prepare corpos para serem exibidos durante sua turnê "Monster Ball".

fonte: A Capa

Astro de Harry Potter pensou que Justin Bieber era uma menina

Daniel Radcliffe Daniel Radcliffe, que deu vida ao bruxinho Harry Potter, admitiu em entrevista à MTV o que muitos pensam, mas não têm coragem de falar. O ator declarou que, ao ouvir pela primeira vez Justin Bieber, pensou que o cantor fosse uma garota.

"Eu só ouvi Justin Bieber pela primeira vez há umas duas semanas. Eu inocentemente pensei que era uma mulher cantando", disse.

Justin Bieber Ainda meio perdido quanto ao sucesso do ídolo teen, Radcliffe questionou: "Ele já é grande na Inglaterra? Estou tão por fora quando o assunto é cultura pop..."

fonte: A Capa

Deputado federal apresenta projeto contra “heterofobia”

Projeto de lei que prevê prisão para quem discriminar héteros foi apresentado por deputado do RJ

Eduardo Cunha Um projeto de lei que prevê pena de até três anos de prisão para quem discriminar heterossexuais está esperando para ser apreciado pelo Congresso Nacional. O texto foi elaborado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em resposta ao PLC 122, que criminaliza ações homofóbicas.

Em entrevista ao portal R7, Cunha afirmou que seu projeto se justifica para garantir que as pessoas "normais" sejam respeitadas, apesar de logo em seguida tentar voltar atrás na bobagem. "Quando falo normal não quero dizer que eles sejam anormais. Na natureza existe o homem e a mulher, mas não acho que eles sejam anormais. Mas eles representam uma minoria."

O deputado disse ainda discordar de pontos do projeto contra homofobia, já que puniria, por exemplo, um pastor que não aceitasse casar homossexuais em sua igreja. "Há também a proibição à literatura então daqui a pouco terão que proibir a Bíblia que tem menções claras contra o homossexualismo."

Apesar de acreditar que o texto não será aprovado, Eduardo Cunha insiste que ele se faz necessário, já que haveria um constragimento sentido por heterossexuais em locais destinados aos gays. "Há um constrangimento. Não tem jeito. Mas eu não vivi nada disso."

fonte: MixBrasil

Inglaterra: Transexual consegue se aposentar como mulher

Aos 68 anos, a trans Christine Timbrel ganha o direito à aposentadoria feminina

Christine Timbrel A transexual Christine Timbrel obteve na justiça britânica o direito de se aposentar a partir dos 60 anos, idade mínima para as mulheres. Ela, que realizou a cirurgia de redesignação sexual (mudança de sexo) em 2000 e hoje tem 68 anos, conquistou o direito a receber pagamento retroativo dos últimos oito anos.

Nas primeiras tentativas, dois anos após a cirurgia, os pedidos foram negados, principalmente pelo casamento da trans com uma mulher, Joy. De acordo com as leis britânicas, transexuais casadas só têm a mudança de sexo reconhecida oficialmente caso tenha o casamento dissolvido ou anulado. Assim, Christine teria que esperar até os 65 anos para se aposentar.

A advogada Marie Eleni Demitriu alegou que obrigar Christine a se separar da sua mulher, com quem vive há 42 anos, é uma violação dos direitos humanos e discriminação. O discurso foi aceito pelo juiz, que reconheceu que a lei não está preparada para lidar com os casos envolvendo transexuais, considerando que “uma vez homens, são sempre homens”.

Depois de oito anos de espera, ela vai receber todos os atrasados. A aposentadoria para transexuais de acordo com o gênero adotado é um avanço na causa trans mundial.

fonte: MixBrasil

Minas Gerais: Universidade distribui jogos educativos contra a homofobia

Universidade Federal de Minas Gerais lança kit de jogos educativos contra a homofobia

Kit traz jogo de memória contra homofobia A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou no último dia 17 o kit de jogos educativos “E Aí?”, que será usados no combate à homofobia. Ele faz parte do projeto "Educação Sem Homofobia", desenvolvido pela universidade com o objetivo de promover o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual no ambiente escolar.

O lançamento rolou no auditório Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação, e apresentou o kit composto por um manual do educador e da educadora, um jogo da memória, um quebra-cabeças e um jogo de interpretação de papéis. Serão distribuídos 400 exemplares prioritariamente para 240 educadores das redes municipais de ensino de Belo Horizonte e Contagem.

As cidades foram escolhidas porque participaram em 2008 de um curso promovido pelo projeto, realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh/UFMG) com financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação, em cumprimento ao "Programa Brasil Sem Homofobia".

fonte: MixBrasil

Ceará: OAB pode ganhar comissão de combate à homofobia

Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará quer criar comissão de diversidade sexual

Maria Berenice Dias Em Fortaleza, a advogada e ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) Maria Berenice Dias vai se reunir na próxima quinta-feira, 24, com interessados em criar a Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cearense.

O encontro será às 19h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), que fica na Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 - Água Fria. “Como estarei em Fortaleza, a convite da ESMEC, que gentilmente me cedeu um espaço depois do encontro, pensei em nos reunirmos, para viabilizar a criação da comissão também em Fortaleza”, explica Maria Berenice.

Já possuem essa comissão os Estados de Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará e Goiás, além da cidade paulista de Guarulhos e mobilização em Maceió, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e São Paulo.

fonte: MixBrasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...