quarta-feira, 23 de junho de 2010

Inglaterra: Transexual consegue se aposentar como mulher

Aos 68 anos, a trans Christine Timbrel ganha o direito à aposentadoria feminina

Christine Timbrel A transexual Christine Timbrel obteve na justiça britânica o direito de se aposentar a partir dos 60 anos, idade mínima para as mulheres. Ela, que realizou a cirurgia de redesignação sexual (mudança de sexo) em 2000 e hoje tem 68 anos, conquistou o direito a receber pagamento retroativo dos últimos oito anos.

Nas primeiras tentativas, dois anos após a cirurgia, os pedidos foram negados, principalmente pelo casamento da trans com uma mulher, Joy. De acordo com as leis britânicas, transexuais casadas só têm a mudança de sexo reconhecida oficialmente caso tenha o casamento dissolvido ou anulado. Assim, Christine teria que esperar até os 65 anos para se aposentar.

A advogada Marie Eleni Demitriu alegou que obrigar Christine a se separar da sua mulher, com quem vive há 42 anos, é uma violação dos direitos humanos e discriminação. O discurso foi aceito pelo juiz, que reconheceu que a lei não está preparada para lidar com os casos envolvendo transexuais, considerando que “uma vez homens, são sempre homens”.

Depois de oito anos de espera, ela vai receber todos os atrasados. A aposentadoria para transexuais de acordo com o gênero adotado é um avanço na causa trans mundial.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...