Com a mensagem em faixas e um grande mosaico arco-íris, torcedores do Portland Timbers, nos EUA, pedem respeito aos homossexuais no mundo
Apesar de não serem fanáticos por futebol como os brasileiros, os torcedores do Portland Timbers, nos Estados Unidos, deram um belo exemplo de cidadania na vitória por 3 a 1 contra o Chivas USA, no último domingo. Na arquibanca, foi exibida uma faixa com a mensagem "Orgulho, não preconceito" (uma referência ao romance "Orgulho e Preconceito", da escritora Jane Austen). A torcida ainda fez um grande mosaico com as cores do arco-íris, símbolo do movimento homossexual. A campanha foi realizada na última partida em casa antes do Dia Internacional contra a Homofobia, 17 de maio, para pedir respeito à liberdade sexual de cada um.
O "Redação SporTV" destacou a manifestação, que foi notícia no jornal "USA Today". No último mês, dois atletas americanos assumiram ser homossexuais. O primeiro foi o pivô Jason Collins, do Washington Wizards, depois o jogador de futebol americano, Kevin Grayson.
O esporte tem um papel importante em qualquer sociedade, e com isso, o poder de defender boas causas. Com tantos exemplos ruins de algumas torcidas nos estádios brasileiros, o jornalista André Rizek elogiou a postura dos torcedores do Portland Timbers.
- São ótimos exemplos, eu reparo, cada vez mais, um movimento das pessoas contra a homofobia. O futebol deu esse exemplo bonito.
O cronista da "Folha de S. Paulo", Xico Sá, gostou da coragem da torcida ao defender um tema tão delicado.
fonte: SporTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário