O cupê Peugeot RCZ conquistou o prêmio Carro Gay do Ano Europeu de 2011. E o título veio com apenas um voto de vantagem sobre o segundo colocado, o Citroën DS3. Mas a Citroën não saiu do evento de mãos vazias. Apesar de não ter faturado o prêmio principal, a empresa foi eleita a Marca Gay do Ano de 2011 pelo segundo ano consecutivo. Os vencedores foram anunciados neste sábado (15) pela comunidade francesa Ledorga, responsável desde 2005 pela organização da eleição do Carro Gay do Ano Europeu, durante um evento em Paris.
O RCZ levou o título ao somar 450 pontos (votos) contra 449, do DS3. O terceiro lugar, com 275 pontos, ficou com o Alfa Romeo Giulietta, seguido pelo Audi A1, com 239. A lista dos dez primeiros colocados segue com Renault Wind (214 pontos), Nissan Juke (155), MINI Countryman (135), Mercedes-Benz SLS (122), Audi Ro Spyder (104) e Maserati GranCabrio (98). Ao todo, a votação deste ano contou com a participação de 61 modelos de 36 marcas diferentes. Entre as marcas, a Citroën acumulou 230 pontos, seguido pela Audi, na segunda colocação com 176 pontos. BMW (123), Alfa Romeo (114) e Peugeot (88) vem na sequencia.
De acordo com o regulamento da Ledorga, para se tornar um candidato elegível ao título Carro Gay do Ano, o veículo precisa estar disponível no mercado europeu no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior. Assim, um modelo que foi introduzido no mercado pela primeira vez em 2010 estará apto a concorrer na eleição de 2011. Ainda segundo as regras da Ledorga, a competição é aberta e todas as configurações de carroceria são aceitas (sedã, cupê, conversível, roadster, picapes, entre outros), excluindo-se veículos comerciais e versões reestilizadas de modelos já existentes.
O prêmio também é restrito à marcas que comercializam regularmente mais de um modelo na Europa. Portanto, veículos de fabricantes ou divisões como Acura (Estados Unidos), Holden (Australia) ou Samsung (Coréia do Sul), por exemplo, não estão aptos a entrar na disputa. Os integrantes da comunidade tem direito a enviar três candidatos e a escolha dos finalistas é feita entre novembro e dezembro. A votação final do Carro Gay do Ano Europeu 2011 contou com 3.797 votos, sendo que cada um equivale a um ponto. O prêmio Marca Gay do Ano 2011, por sua vez, teve a participação de 88 fabricantes, sendo que 22 delas não receberam pontuação, de um total de 1.747 votos.
E entre os critérios que devem ser seguidos para auxliar na escolha, segundo a Ledorga, são: design, opções de motorização, qualidade e confiabilidade, gama de versões disponíveis, disponibilidade de peças e informações, boas ou más experiências com o fabricante, impacto de imagem ou de campanhas publicitárias, entre outros. A Ledorga é especializada em organizar eventos automobilísticos, como passeios motorizados, voltados para o público homossexual europeu. O RCZ será lançado no mercado brasileiro no segundo semestre deste ano e seu preço sugerido deve ser de cerca de R$ 150 mil.
fonte: Carsale
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