segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Festival de Turismo de Gramado reforça importância do público LGBT

Focado no poder aquisitivo e nas frequentes viagens do público de gays, lésbicas e simpatizantes (GLS), o mercado do turismo brasileiro busca profissionalização e capacitação para ampliar o atendimento para esse promissor segmento. Durante o 22º Festival de Turismo de Gramado, encerrado no domingo, o Salão GLS foi um dos destaques.

Pesquisa divulgada neste mês pela Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS) revela que esse público brasileiro gasta, em média, US$ 20 bilhões em viagens de lazer por ano, dentro e fora do país. Para especialistas do setor, ainda falta desenvolver o mercado interno.

– É preciso que mais estabelecimentos se tornem receptivos a esse público, entendam que são clientes em potencial e invistam em produtos personalizados. O Rio Grande do Sul é um dos Estados que pode evoluir por ter destinos românticos, como a Região das Hortênsias e o enoturismo, em Bento Gonçalves – avalia a diretora de relações internacionais da Abrat GLS, Marta Dalla Chiesa.

Entendendo a importância de receber os GLS, o Bento Convention Bureau inovou com um curso de capacitação a empresários e colaboradores da rede hoteleira e de restaurantes de Bento Gonçalves.

– Esse é um público que tem maior poder aquisitivo não porque ganha mais, mas porque geralmente não tem filhos, então há mais disponibilidade para viajar, gastar mais e isso em qualquer período do ano. É um segmento que pode ser alternativa para as baixas temporadas – explica o conselheiro do Bento Convention Bureau Mauro Noskowski.

Para 2011, novos treinamentos na cidade devem ser feitos também aos comerciários. Conforme o conselheiro, eles também receberão a explicação de que, para atender esse público, a cidade não precisa ser rosa ou colorida, basta ser simpatizante e receptiva.

fonte: Pioneiro

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