Em decisão inédita, o Estado de Israel deu permissão para um casal gay se divorciar. Uma decisão contraditória, já que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não possui legalidade no país.
O juiz Yehezkel Eliyahu, da Vara de família Ramat Gan, na região de Tel Aviv, concedeu o divórcio a Uzi Even, de 72 anos, e seu parceiro há 23 anos, Amit Kama, 52. Os dois se casaram em Toronto em 2004 e conseguiram o reconhecimento em Israel com base numa decisão da Suprema Corte, de 2006, que reconheceu casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados fora do país.
Segundo Judith Meisels, advogada do casal, o Ministério do Interior ainda pode ser vetar a decisão, mas o processo provavelmente teria que passar pela Justiça. Especialistas legais enxergam o acontecimento como um precedente para os direitos dos gays. Em um país cujas tradições familiares são fortes e cortes religiosas supervisionam casamentos, divórcios e enterros, a iniciativa mostra uma mudança de postura e maturidade das instituições de poder.
fonte: MixBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário