segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nova Zelândia: Primeiro ministro promete apoio a projeto de casamento gay no país

Primeiro ministro John Key: casamento gay não altera os direitos dos héterosA Nova Zelândia deve, em breve, engrossar a lista de países que aos poucos estão reconhecendo os direitos civis igualitários entre gays e heterossexuais. O primeiro ministro do país, John Key, anunciou no início desta segunda-feira que vai apoiar o projeto que legaliza o casamento entre casais do mesmo sexo, em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta da representante do Parlamento neozelandês, a deputada Louisa Wall, o projeto permite o casamento de casais gays e trans, e ao mesmo tempo impede que os atuais casais se divorciem sem que tenham o gênero legalmente reconhecido, na tentativa de que eles tenham os seus direitos civis reconhecidos.

Retirado da pauta na última quinta-feira, dia 26 de julho, o projeto deve ser submetido a votação ainda neste ano, desta vez com o apoio do Primeiro Ministro.
“Minha opinião é que se duas pessoas gays querem se casar, então não posso ver porque isto prejudicaria o meu casamento com Bronagh [sua esposa]. Haverá muita gente em nossa bancada que será profundamente contrária ao texto - particularmente os mais religiosos, e eu posso entender isso. Por isso, primeiro precisamos ter os debates. Vamos dar um pouco de tempo para isso”, definiu.

O partido do Primeiro Ministro controla 59 dos 120 assentos do Parlamento e, apesar do projeto não ser consenso entre os membros do próprio partido, deve ganhar apoio de alguns membros da oposição.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...