Primeira Expo Business LGBT rola bem organizada e com fôlego para mais um ano
O Brasil realizou no último sábado, 23, em São Paulo, sua primeira Expo Business LGBT, que teve como objetivo reunir o mercado para apresentar as oportunidades de se investir no público da diversidade sexual. Quem foi com olhos amigos perdoando qualquer deslize da organização por ser a primeira edição ficou surpreso ao ver que o evento contou com uma estrutura bem organizada, bonita e, principalmente, com stands bem legais demonstrando que as empresas estão mesmo a fim de investir no consumidor LGBT.
Durante todo o sábado a Fecomércio recebeu exposição de produtos de 22 empresas ou órgãos públicos que iam de sabonetes naturais, passavam pelo turismo e chegavam até a noite gay e a pegação virtual. “Com certeza realizaremos a segunda edição no ano que vem, o resultado foi muito positivo neste ano”, diz Luiz Carlos Rowan, organizador geral da Expo, completando ainda que em 2012 há a possibilidade da feira ser realizada na cidade do Rio de Janeiro.
A militância também teve espaço com iniciativas como os stands do Casarão Brasil Associação GLS e da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo (Cads), que levou para o evento a exposição de camisetas “Homofobia Fora de Moda”. “A exposição vai ser levada ainda para vários outros lugares, nas subprefeituras. É uma forma de levara a discussão da diversidade sexual para outros lugares”, pontua Eduardo Cardoso, do núcleo de Comunicação da Cads.
Chamou a atenção dos participantes o bom investimento que empresas como a aérea Delta, a de ambientação de eventos Perverts e do clube Bubu Lounge fizeram, os três stands mais bem decorados, observados e visitados do evento. Com direito a Lady Gaga cover e veado coberto de espelho, o espaço da Perverts virou cenário de fotos de todo mundo, ao mesmo tempo em que o responsável pela empresa, Gilberto Mendes, trocava cartões com empresários interessados em suas ideias de decoração. “Fiz vários contatos legais”, comemora Gilberto.
Discussão
A programação da Expo Business contou também com palestras sobre o mercado GLS com palestrantes de vários países. A abertura foi feita pelos argentinos Gustavo Noguera e Pablo de Luca, da Câmara de Comércio LGBT da Argentina. Eles foram seguidos pela palestra de André Fischer, diretor do MixBrasil e da Revista Junior, sobre o mercado GLS e seus números e especificidades.
A Dell Computadores também participou da feira, mas não apenas com stand, mas contando ainda como é seu cotidiano de tolerância com a palestra “Diversidade na Dell Computadores”. Uma das explanações mais esperadas foi a do norte-americano Tim Roth, da empresa de consultoria Community Marketing.
Com o título “O Mercado Gay Não Existe”, foi uma das palestras mais cheias e levantou questões como a inclusão dos segmentos trans e bi nas propagandas de empresas e deu boas perspectivas futuras. “As empresas hétero ainda têm medo de colocar o gay nas suas páginas, mas ao mesmo tempo têm percebido que elas podem fazer isso sem que seu público hétero fuja”, ponderou Tim.
A Expo Business, que teve ocupado todos os stands que ofereceu (com direito a lista de espera), foi encerrada com um vídeo dando uma geral do que é o cruzeiro gay Freedom on Board e sorteando uma cabine para sua próxima edição, em fevereiro de 2012.
fonte: MixBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário