União Civil é centro de debates da campanha presidencial peruana. Líder nas pesquisas é a favor
Carlos Bruce, candidato a vice-presidente pela Alianza Perú Posible que lidera as pesquisas para as eleições presidenciais de abril, propôs o reconhecimento da União Civil para pessoas do mesmo sexo.
Desde então o tema ganhou força nos debates e a Perú Posible, que tem como candidato a presidente Alejandro Toledo, anunciou que caso vença as eleições vai propor União Civil e não lei semelhante à Argentina, onde foi garantida igualdade de direitos, incluindo casamento e adoção.
“As atitudes discriminatórias são as que combatemos. Os gays e lésbicas têm todo direito de exercer sua cidadania. Todos devem ser incluídos”, propôs Bruce.
Os outros principais candidatos a vice-presidente pela Solidaridad Nacional, Augusto Ferrero, e pela Fuerza 2011, Rafael Rey, são membros do Opus Dei e já disseram ser contrários a direitos lgbt.
Os outros candidatos a presidente, o ex prefeito de Lima Luis Castañeda e Keiko Fujimori, não se manifestaram sobre o tema, mas a tendência é que sejam contra.
Castañeda, no entanto, chegou a fazer piadas sobre a orientação sexual de Bruce, que o acusou de homofobia e o aconselhou a buscar tratamento psicológico.
fonte: MixBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário