Depois da rede australiana Channel Nine, outra emissora de televisão está envolvida em uma polêmica por causa de declarações homofóbicas com relação ao patinador americano Johnny Weir. Durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Vancouver, foi dito no canal americanoRDS que o atleta deveria passar por um teste de sexualidade.
Por causa da nova polêmica, o Conselho de Gays e Lésbicas de Quebec, a maior província do Canadá, divulgou na noite desta segunda-feira um comunicado à imprensa exigindo que a RDS peça desculpas.
"Para nós, é inaceitável que um comentarista de esportes tire sarro e denigra um atleta por causa de sua aparência. Essas são coisas que perpetuam o preconceito contra os homossexuais", escreveu a entidade.
O comentário considerado "homofóbico" pelo conselho foi ao ar durante um programa na última quarta-feira, um dia após o início da prova individual da patinação artística, em que Weir ficou na sexta posição.
Além de sugerir um teste para que o patinador comprovasse seu gênero sexual, o comentarista da rede americana ainda disse que o atleta estava arranhando a imagem do esporte.
Entenda a prova individual de patinação artística
No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).
O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.
fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário